Associação Mar Brasil

O quanto você conhece a zona costeira brasileira? Começando pelo litoral sul, a Associação Mar Brasil nasceu em 2004 com a missão de proteger a biodiversidade marinha usando a pesquisa e educação ambiental como escudo.

Desde ações de limpeza de praia ao recente lançamento do documentário Sentinelas do Mar, a Mar Brasil fomenta e fomentou, ao longo dos últimos anos, diferentes projetos no âmbito da sustentabilidade. Exemplo desses são o Programa Rebimar, que utiliza recifes artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade e compartilhar o resultado desses estudos em eventos e escolas, e o Projeto InterMar, uma parceria entre instituições e pescadores de comunidades sulistas para encontrar um ponto de encontro entre a pesca artesanal e a conservação de golfinhos, botos e tartarugas. 

Com foco na educação e cultura sustentável, a Mar Brasil participa de ações em parceria com a Universidade Federal do Paraná, seu estado sede sendo a cidade de Pontal do Paraná a sua base, e em parceria também a outras organizações sem fins lucrativos em prol do meio ambiente. 

No caso do InterMar, a Mar Brasil conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário para monitorar capturas acidentais de animais marinhos em redes de pesca, estudar as principais pescarias realizadas no Paraná e atuar junto a estes pescadores para amenizar as ações de manejo, preservar a biodiversidade e desenvolverem materiais de educação ambiental.

Já com o Rebimar, Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, com patrocínio da Petrobras, o foco é utilizar o conhecimento científico e a tecnologia não só para atuar na costa como difundir este conhecimento. Junto a pesquisadores, a Mar Brasil vai de encontro a áreas degradadas pelas obras costeiras e desenvolvem recifes artificiais que atraem diferentes espécies de peixes de volta para a costa, repopulando e reavivando zonas antes em decaimento, além de também realizarem eventos itinerantes que valorizam a rica biodiversidade da costa brasileira, em constante ameaça. 

O documentário Sentinelas do Mar, um dos produtos dessa pesquisa, registra não só as belas paisagens monitoradas pela Mar Brasil como reúne os técnicos do projeto Rebimar para debaterem os impactos das obras costeiras e da poluição na vida marinha, tendo como ponto central três espécies ameaçadas de extinção: O peixe mero, a tartaruga-verde, a raia-manta e o tubarão-martelo. O documentário tem direção de Gabriel Marchi e apoio da Universidades Estadual e Federal do Paraná, do Instituto Federal Paraná, do projeto LabMóvel e do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da UFPR.  Assista abaixo:

Atualmente, a Associação Mar Brasil está focada nos estudos e solturas de animais marinhos e nas atividades de limpeza com o apoio voluntário. Enquanto o site oficial da instituição está em reconstrução, acompanhe o dia a dia dos pesquisadores no Instagram e na Página do Facebook.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux