Atividades físicas para praticar com as crianças

atividades físicas com crianças

Praticar atividades físicas é algo benéfico não só para a saúde, mas também para as relações pessoais. Quando nos exercitamos com alguém, criamos uma relação de parceria e companheirismo muito grande. No caso de pais e filhos então, é ainda melhor! Toda oportunidade que os pais têm para estarem junto aos filhos numa situação lúdica e de brincadeiras, sem dúvida, traz infinitos ganhos na intimidade entre eles. O esporte é uma dessas atividades. Por isso, separamos algumas dicas de atividades físicas para você praticar com os pequenos!

Atividades físicas para pais e filhos

Natação

É o tipo de atividade que pode ser praticada a partir dos 6 meses e é muito benéfica para os pequenos. A prática ao lado dos pais aumenta a confiança da criança e permite que ela aprenda a nadar sem medo e com mais rapidez. Além disso, o exercício melhora o desenvolvimento neuromotor, atua na respiração, aumenta a mobilidade das articulações e fortalece a musculatura.

Judô

É mais do que um esporte: é uma filosofia de vida. Além de proporcionar uma série de benefícios físicos, como ganho de força muscular, alongamento e bons reflexos, também estimula o respeito pelo adversário e a disciplina. Crianças que são mais agitadas ou que ainda não sabem como usar a força da maneira correta ganham maior concentração e autocontrole.  A prática é recomendada a partir dos 5 anos, quando a criança está apta a aprender a maneira correta de cair, sem se machucar. Praticar essa atividade física com seu filho(a) ajuda ainda mais na conexão, interação e no fortalecimento do vínculo de confiança!

Yoga

Ter uma vivência de paz, calma e serenidade em família é algo muito precioso. Por isso, algumas academias já têm aulas de yoga direcionadas para crianças. Além do baixo risco de lesão, as diferentes posturas trabalham com alongamento, concentração e flexibilidade, fazendo com que se crie uma consciência corporal. A respiração também é treinada para acompanhar os movimentos. A partir dos 5 anos dá para ensaiar as primeiras saudações ao sol. Durante a prática, pais e filhos têm a oportunidade de viver e expressar o amor que flui das profundezas do seu ser, produzindo em todos uma sensação de paz e alegria.

Tênis

A raquete trabalha os reflexos, a força e a coordenação motora. Os jogos podem até ajudar no aprendizado da matemática, já que a criança tem que saber contar os games. O único cuidado é exercitar também os membros inferiores, para evitar desproporções. A raquete deve acompanhar o tamanho da criança, que pode fazer sua estreia no esporte a partir dos 7 anos. Jogando juntos, pais e filhos podem desenvolver a parceria, compreensão e cumplicidade.

 

É importante lembrar sempre que a individualidade, a idade e a preferência da criança devem ser sempre levadas em consideração. Não há esportes mais indicados, mas sim aqueles que cabem melhor no contexto e na vontade da criança. Essa escolha requer que se ofereçam muitas possibilidades de atividades físicas e, a partir das experiências em cada modalidade, as escolhas poderão ser feitas e, em alguns casos, modificadas. O importante é vocês encontrarem, juntos, uma prática que seja confortável e divertida, para aproveitarem bastante!

 

BONECO JEANS TUBARÃO - REDE ASTA

BONECO JEANS TUBARÃO – REDE ASTA

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux