Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

baía dos porcos

Com apenas 100 metros de extensão, a Baia dos Porcos foi eleita, em 2013 e 2014, a praia mais bonita do litoral brasileiro pelo Guia Quatro Rodas. Isso porque a praia minúscula esconde uma beleza gigante atrás do Morro Dois Irmãos, na ilha de Fernando de Noronha, no Pernambuco.

Um tesouro chamado Baía dos Porcos

Para poder apreciar o cenário de águas cristalinas, rochedos e uma pequena faixa de areia, é preciso sorte e um certo esforço físico. A Baía dos Porcos esconde-se atrás do Morro Dois Irmãos, e seu acesso se dá apenas à pé partindo da praia Cacimba do Padre, onde ocorre etapa do Circuito Mundial de Surfe em fevereiro e tem ondas turbulentas nos quase 1 quilômetro de faixa de areia.

Já a Baía dos Porcos é 10% disso, com ondas calmas que formam piscinas naturais nos rochedos por entre as águas. O trajeto entre a Cacimba e a Baía é breve, pela areia e atravessando uma trilha de pedras ao final, num total de 10 a 15 minutos de caminhada.  Mas é preciso sorte porque nos períodos de cheia a água esconde toda a praia. Por isso, apesar de ser visitada durante todo o ano, de agosto a outubro é o período mais indicado para mergulho, pois as águas estão mais calmas.

Imagem: Viagem e Turismo

 

A Baía dos Porcos é um dos segredos do arquipélago de Fernando de Noronha, que reúne 21 ilhas e rochedos nos mais de 25 quilômetros de extensão no Nordeste brasileiro, em meio ao Oceano Atlântico.

O conjunto de ilhas fica a mais de 500 quilômetros da capital pernambucana Recife, e reúne mais de 15 praias. Além da Cacimba do Padre, a Baía do Sancho, também vizinha da Baía dos Porcos, é outro destino procurado pelos turistas que buscam avistar o Dois Irmãos. A praia do Sancho é coberta de vegetação, local de desova de tartarugas marinhas de janeiro a junho, período que também se formam duas cachoeiras nos rochedos que circundam a praia. Além disso, foi eleita a melhor praia do mundo dois anos consecutivos pelos usuários do portal TripAdvisor.

Quem visita a Cacimba do Padre, segue trilha à esquerda e chega à pequena Baía dos Porcos. E à esquerda dela, chega à Sancho. Um roteiro imperdível para quem deseja visitar Fernando de Noronha, coroado pelo tesouro que é a Baía dos Porcos, bem ao centro do trio.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux