Banho de ervas

banho de ervas

Gloriosxs, que tal encerrar o dia com um bom banho revitalizante à base de ervas? Nós já usamos o benefício de algumas plantas nos chás, como o de camomila para combater o estresse, por exemplo. No banho de ervas, as plantas agem direto em nosso corpo e bem estar.

Origem dos banhos

Esse é um ensinamento antigo. Os indígenas já faziam diversos usos a partir das ervas e deles recebemos um vasto conhecimento de suas propriedades medicinais. Já os banhos para cura são comuns na cultura africana, principalmente para fins religiosos. Mas esse saber se propagou na cultura popular principalmente com a figura das curandeiras, mulheres que compartilham ensinamentos sobre as plantas e a terra pelo interior do país.

Nós acumulamos muito estresse durante o dia a dia, e banho de ervas é uma opção bacana para deixar a nossa mente mais leve. Tudo isso apenas a partir das plantas e suas propriedades terapêuticas. Confiram 4 poderosas:

Banho de ervas: um relaxamento natural

Alecrim

É conhecida como uma planta do Sol, e por isso atrai toda a felicidade dos tempos de verão. Utilizada no Feng Shui, técnica chinesa de harmonização, limpa ao mesmo tempo que traz vitalidade.

Arruda

Quem nunca ouviu dizer que arruda afasta as energias negativas? Essa é uma receita antiga da crendice popular. Com cheiro forte, a arruda é utilizada para purificação principalmente nas religiões de matrizes africanas.

Camomila

Assim como consumimos a camomila, através da fitoterapia, para curar doenças físicas, com a fitoenergia usamos essas propriedades para agir no nosso bem estar. É uma planta que acalma, reduz a ansiedade, estimula o otimismo e a serenidade.

Alfazema

Com um perfume único, essa planta é também conhecida como lavanda, do latim lavare. Seu cheiro, que traz sensação de tranquilidade e limpeza, é muito utilizado nos cosméticos, mas seus benefícios terapêuticos são ainda mais intensos. O banho de alfazema alivia a insônia, dores musculares, tensão e também depressão.

Claro que em quadros de enfermidade os banhos não substituem tratamento, mas auxiliam no relaxamento. E o preparo é bem simples.

Preparo dos banhos

Se as plantas estiverem frescas, você deve colocá-las em um recipiente com um pouquinho de água morna e amassar bastante. Só depois diluir em mais água. Se forem folhas já secas, fica mais fácil. Aqueça 1 litro de água, desligue o fogo, insira as ervas e então tampe. Deixe descansar por alguns minutos e está pronto.

O ideal é tomar o seu banho normalmente, e ao final distribuir essa mistura de ervas quentinha por todo o corpo, do pescoço para baixo.

Viu como é simples? Eu adoro sempre que possível me dar esse momento de acolhimento, conexão com corpo, energia e prazer. Esse é o meu banho da sereia.

Um beijo e até a próxima quarta!

 

 

 

 

 

 

 

 

Brinco Franja Miçanga Azul Piscina - Rede Asta

Brinco Franja Miçanga Azul Piscina – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux