A beleza do Brasil no Sul e no Nordeste

Brasil no sul e sudeste

Que o Brasil é enorme todos nós sabemos. Mas maior que sua extensão geográfica é a diversidade de seu povo, história e cultura. São mais de 500 anos, 200 milhões de habitantes e 8 milhões de km² que fazem com que, de sul a nordeste, tenhamos a impressão de passar por diversos países em um. Há quem diga que ambas as regiões, de tão distantes, de fato sejam completamente opostas, mas na verdade são faces de uma mesma moeda e contribuem cada uma ao seu modo para a beleza de nosso país.

Hoje, no aniversário de Curitiba e Salvador, não poderíamos sugerir outros destinos para sua próxima viagem. Afinal, o que essas capitais têm a nos oferecer?

Lugares para conhecer no Sul e no Nordeste do Brasil

Curitiba

Curitiba é referência quando o assunto é qualidade de vida, desenvolvimento urbano e principalmente preservação ambiental. A capital do Paraná, que este ano completa 325 anos, é sem dúvida uma das melhores cidades para se viver no Brasil. O que garante o clima tão agradável da cidade é o respeito e incentivo aos espaços de preservação. Além do Jardim Botânico com a estufa que se tornou o cartão postal mais popular da cidade, há em seu território mais de 30 parques com área preservada de mata nativa. Ainda assim, é uma grande cidade com os benefícios de qualquer capital.

Se você não é fã do frio, fuja do inverno, quando a média é de 10 graus. Mas se gosta de natureza, não deixe de conhecer Curitiba e o Parque Tanguá, uma preserva com ágra de mais de 200 mil metros quadrados próxima à nascente do Rio Bairigui. Outra característica da capital é a influência de seus imigrantes europeus, principalmente italianos e até mesmo ucranianos.

O Memorial da Imigração Ucraniana é um ponto turistico obrigatório se quiser conhecer um pouco mais dessa história. Muita história europédia também pode ser acessada no Museu do Holocausto, um memorial sobre o holocausto do povo judeu em meio à 2ª Guerra Mundial.

Salvador

Já a história de Salvador é outra e sua bandeira é a de manter viva, há 469 anos, o memória de luta do povo negro que desembarcou em terras baianas em plena colonização e escravidão. A triste história que fundamenta a criação do Brasil está na veia de Salvador e toda a Bahia. Conhecida como a primeira capital do país, título que carregou por 200 anos, Salvador é essa fonte de história. Por suas ruas, principalmente no bairro do Pelourinho, não há como não refletir sobre tudo o que já assolou estas terras até o momento em que estamos hoje.

Além de muita história, Salvador também oferece muita culinária e beleza natural. É do Farol da Barra onde podemos assistir ao pôr-do-sol na Baía de Todos os Santos. A vista é o cartão postal mais famoso da capital baiana. As praias também são outro destaque e delas Itapuã é a mais famosa. Se ela é a mais agitada, a Praia do Flamengo também merece indicação pela calmaria.

Na costa, o Forte Mont Serrat também carrega história por se manter em pé após séculos desde que passou por invasões dos adversários que ali chegavam. Pra não deixar só mais um pouco de história de lado, não deixe de visitar a Casa de Jorge Amado, um memorial em nome do escritor brasileiro mais famoso e traduzido de todos os tempos.

Felicidades a todos os curitibanos e salvadorenses (ou soteropolitanos) que compõem a face desse nosso Brasil!

 

Bolsa Maya Franja G Color Verão 2017 - Rede Asta

Bolsa Maya Franja G Color Verão 2017 – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux