Boa ação para fazer sorrir: Casa Arte Vida

Casa Arte Vida

Quem convive diariamente com crianças sabe como elas nos ensinam. Há alguns anos, Cleo, minha filha mais velha, nos fez conhecer a Casa Arte Vida. Por coincidência, Ana, a mais jovem, passou a frequentar semanalmente a Casa, por conta do apoio dado pela escola em que ela estudava. Logo, Antonia começou a frequentar também e resolveu celebrar seu aniversário recentemente com as crianças de lá. Assim, minhas filhas me levaram a conhecer esse trabalho fantástico, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que atende mais de 120 crianças e jovens, de 5 a 18 anos. Por muitos anos eu tenho a sorte de acompanhar essa instituição e junto de minha família compartilhar boas memórias.

Guaratiba é um bairro com um dos menores índices de desenvolvimento da cidade, onde nem toda assistência chega com tanta facilidade. Mas isso não impede um time de voluntários de compartilhar conhecimento e arte. É no contra-turno escolar, quando essas crianças e jovens teriam um tempo ocioso, que a Casa Arte Vida desenvolvem as mais variadas atividades: tem aula de inglês, informática, reforço escolar, esportes, excursões para museus e eventos; além de palestras e atividades sobre o meio ambiente, horta e sustentabilidade. A matemática da Casa é simples: Educação + Cidadania + Cultura = Desenvolvimento Social.

Com esse conceito em mente,  profissionais parceiros começaram o curso de “Empreendedorismo Culinário” para capacitar famílias a empreender, cozinhando. Uma iniciativa que expande o alcance da Casa Arte Vida para as famílias da comunidade e proporciona  a possibilidade de independência financeira.

Para os adolescentes, o Maker é um projeto incrível em tecnologia, robótica e soluções inovadoras para o dia-a-dia. Ano passado, a Casa Arte Vida ganhou o Prêmio Itaú-Unicef, em parceria com a Escola Municipal Emma D’Ávila de Camillis. Com o tema “Educação Integral: Parcerias em Construção”,  o trabalho que eles desenvolvem é baseado nesse esforço coletivo. Há uma importante rede de apoiadores, entre profissionais, empresas e até mesmo outras escolas, que está por trás das iniciativas que citei aqui, além de muitas outras. Todos unidos, para dar continuidade aos projetos. Segue o link para conhecerem em detalhes: http://www.casaartevida.org.br/.  

A educação promove autonomia, pensamento crítico e é o primeiro passo para o desenvolvimento e futuro que sonhamos para os nossos jovens. Eu me sinto honrada em conhecer, contribuir com um espaço de tanto saber.

 

A foto do aniversário da Antonia não nos deixa mentir- esse é um lugar de muitos sorrisos, arte e vida!! E nesse clima, aproveito para desejar a todxs vocês um final de ano lindo, cheio de amor, junto a família e amigos.  2019 será Glorioso!

 

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa, já em janeiro.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux