Brasil Eco Fashion Week

Entre os dias 16 e 18 de novembro, aconteceu 3a. edição do Brasil Eco Fashion Week, na Unibes Cultural, em São Paulo. Maior encontro de moda e sustentabilidade da América Latina, o BEFW pretende conectar pessoas ao “propósito de utilizar a moda como uma rede positiva e ferramenta de transformação”. 

O evento reuniu palestras, desfiles e workshops envolvendo assuntos importantes como comércio justo, cultivo orgânico, certificação de matérias-primas, técnicas de upcycling, reciclagem, inclusão e práticas de transparência. 

E a Bemglô teve a oportunidade de participar do Brasil Eco Fashion Week de duas maneiras: em um desfile e uma roda de conversa.

O desfile, cujo tema era “Natureza versus Resíduo”, propôs uma reflexão sobre como nossas escolhas diárias, em termos de consumo, impactam diretamente na saúde do planeta. 

Os 12 looks apresentados foram compostos por peças das marcas de slow fashion, parceiras da Bemglô, que compartilham dos mesmos valores que a loja: reaproveitamento de resíduos, produção artesanal, uso de matérias-primas orgânicas, e valorização da mão de obra, entre outros. 

O styling, realizado por Lucius Vilar –designer, professor do IED e diretor criativo do LUV Studio–, incluiu desde plásticos descartados, até materiais naturais, como juta, palha e cipó.  

“A ideia foi brincar com diversas materialidades para repensar o papel de cada indivíduo como agente de transformação do mundo e do meio ambiente”, disse Lucius. “O conceito do styling surgiu à partir da obra de Arthur Bispo do Rosário, artista que usava lixo e sucata em criações poéticas e delirantes”, explicou. 

Até mesmo a sonoridade do desfile seguiu o conceito de reúso: a música Terra Rasgada, do grupo Embatucadores, que fez parte da trilha sonora, foi composta com instrumentos feitos à partir de materiais descartados, como canos de PVC, baldes, vidros e cabos de vassoura.

Jackson Araújo –jornalista, diretor criativo do projeto Trama Afetiva, e um dos curadores de desfiles do evento– comentou: “Num mundo movido pela força da hiper visualidade, o desfile da BemGlô serve como um corte disruptivo no habitual cenário anódino que a maioria das marcas, sites, lojas e perfis no instagram adotaram como linha de posicionamento e comunicação”. E completou: “O belíssimo exercício de styling, construído por Lucius Vilar, traz novos ares ao evento, sem perder, contudo, o caráter de ativismo e questionamento sobre os valores que buscamos.” 

A roda de conversa, que teve como tema A proposta das multimarcas conscientes no varejo de moda”, contou com a participação de Betty Prado, sócia da Bemglô e diretora criativa do desfile, ao lado de Maira Gleizer (Goiaba Urbana), Julia Bottechia (Desapegue), e da mediadora Luly Viana

Betty considera o BEFW “um marco no mercado da moda brasileira. Um evento que promove contato entre empresários , empresas compradoras, lojistas e negócios do setor de moda sustentável de todo Brasil. Nos faz repensar toda a cadeia da moda como conhecíamos até então. Nós, da Bemglô, nos sentimos extremamente honrados em participar deste movimento a favor de uma moda mais sustentável!

Confira, agora, as fotos do desfile, a relação de marcas participantes, e a ficha técnica do desfile.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficha Técnica 

Direção criativa: Betty Prado

Styling: Lucius Vilar

Beleza: Diego Américo

Casting: Byanca Lima, Ina Maciel, Juliana Lírio, Katarine Mary, Laiza Moura, Lucas Evangelista, Maysa Barreto, Naja Canet, Nayara Pino, Savannah, Thalita Oliveira, Vitor Drummond

Trilha sonora: Embatucadores – Terra Rasgada (Remix Santiago Garcia) 6:23

 

REDE DO BEM BEMGLÔ

  • Moda slow fashion: Guana, Juliana Gevaerd, Naai, Zsolt, Irrita, Superfluous, Kitecoat, Hype Beach Wear, Adriana Rodrigues, Avah Store!, Llas, Heloísa Faria, Tom Martins, Jorge Feitosa, Todos os poemas, Instituto vida livre.
  • Acessórios: Atitocou, Regina Dabdab, Paula Juchem, Vermelho Negro, Marina Sheetikoff, Flavia Amadeu, Andrea Barros, Tucum Brasil, Galeria Alice Floriano.
  • Artesanato brasileiro: Rede Artesol – Artiz e Rede Asta
  • Cosmética natural: Feito Brasil Cosméticos, Quintal Dermocosméticos, Let Natural, e Face It Natural. 

 

Obs.: todos os resíduos utilizados na apresentação serão reciclados pela COOPAMARE (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas, e Materiais Reaproveitáveis) depois do evento. 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux