Cataki

Salve, Glorioses! O Objetivo 12 da Agenda 2030 da ONU pede para assegurarmos “padrões de produção e de consumo sustentáveis” nas cidades. Para isso, uma de suas submetas é reduzir a geração do lixo “por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”. Há dois anos nasceu uma plataforma que faz exatamente isso, de forma muito prática, unindo geradores de lixo (pessoas e empresas) e coletores de resíduos em todo o Brasil – o Cataki

O projeto usa a tecnologia como solução para um dos problemas mais comuns em todas as cidades: o destino correto de seus resíduos. Mais do que isso, ajuda também os coletores, que não possuem regulação de sua profissão nem o reconhecimento devido, a criarem uma cartela de clientes e ampliarem a sua renda. Fiquei fã e já tenho quem “Cataki” na minha casa. 😉  

Tecnologia tecendo uma rede do bem

O aplicativo é muito simples de usar e seguro. Os coletores de resíduos são cadastrados, e você tem acesso a um perfil com a biografia e foto, indicando os tipos de materiais que recolhem. Quem precisa desse serviço se registra no aplicativo e, por meio de um mapa, consegue ver todos os coletores disponíveis na região, que esteja mais próximo. Daí, é só entrar em contato diretamente com o coletor e combinar com ele o dia da coleta, os materiais e onde esses resíduos serão descartados.

Na Bemglô, Já fazemos uso do Cataki em nossa loja física, em São Paulo, desde que inaugurou. Uma vez por semana é o Ezequiel o responsável por recolher os recicláveis e dar um destino correto a todo esse material. 

A iniciativa é simplesmente muito eficiente, solucionando dois grandes problemas – a coleta seletiva, que ainda não existe em todas as cidades; e o destino dos resíduos sólidos. O Brasil produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico ao ano, por exemplo, e recicla apenas 2% disso. Onde é que vai parar esse lixo? Normalmente nos rios, lagoas e no oceano, mas também em aterros, poluindo o solo, a água e o ar. 

O Cataki cria, assim, uma rede do bem, de pessoas que se preocupam e querem agir, limpando a cidade, poupando o meio ambiente e gerando renda para quem precisa. Não é à tôa que já recebeu 8 prêmios internacionais, dentre eles o Netexplo de Inovação Digital da Unesco de 2018.

Clique aqui para baixar o aplicativo no seu Android e aqui no seu iPhone. Não deixe de divulgar para quem precisa desse serviço e para os coletores da sua cidade!

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa.

 

 

 

 

 

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux