Chá de alecrim, a erva do bem-estar
Vida Saudável

Chá de alecrim, a erva do bem-estar

Chá de alecrim, a erva do bem-estar

O alecrim é uma erva do Mediterrâneo, mas cultivada em todo o mundo e muito popular aqui no Brasil. Seja na culinária, nos chás, na aromaterapia e até para fins esotéricos, a planta é conhecida como um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e estimulante. Não à toa seu outro nome é Erva da Alegria. Os óleos essenciais do Alecrim impulsionam os neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.

Benefícios

O alecrim é uma erva versátil, indicada para diferentes fins pois agrupa um grupo potente de nutrientes. Um deles é a Vitamina C, diretamente associada à imunidade. Por isso, o chá de alecrim é um ativo no combate à tosse, gripe e até asma, com forte ação expectorante. Outro benefício da Vitamina C ainda é ser antioxidante, que limpa o organismo e retarda o envelhecimento da pele.

Mas a Vitamina A é o nutriente mais presente, fortalecendo ainda mais a limpeza do corpo, fortalecimento do metabolismo. e prevenindo infecções.

Além disso, a Vitamina K e sua ação direta na a coagulação sanguínea contribui para que o Alecrim seja uma erva que melhora a circulação. Os benefícios são o equilíbrio da pressão, combate ao stress, alívio de estafa mental e fortalecimento da memória.

Outra ação muito comum é o emagrecimento, isso porque é uma erva diurética, que regula o funcionamento do corpo, fortalece a digestão, aumenta a produção de urina e diminui a retenção de líquidos.

Cultivo e preparo

Quem diria que há tantos benefícios em uma pequena planta de folhas estreitas e flores minúsculas, não? E o cultivo ainda é simples!

Por ser uma erva solar (mais um ponto para o bem-estar!), essa é uma planta resistente; não necessita de muita água, se dá bem em solos irregulares e não tem medo da luz. Apenas atenção ao vento; este é o único cuidado.

Na hora do chá, destaque as folhas de baixo, mais próximas à terra. Se a planta tem menos de 2 anos, ainda não é a hora de cortar um ramo por completo.

Ferva uma xícara de água, desligue o fogo, acrescente as folhas do alecrim e tampe. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos, coe e adoce se achar necessário. É um chá bastante aromático e de sabor leve.

Precauções

Por mais que seja uma erva medicinal, não abuse! Espasmos e náuseas podem ocorrer se houver exageros, além de irritações gastrointestinais. Por isso, não é indicado para gestantes ou mães que estão amamentando.


LOJA BEMGLÔ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?