Chás com Flores

flores

Talvez você já tenha ouvido falar que as flores, que embelezam nossa casa, podem também fazer bem ao nosso organismo. Apesar da surpresa para alguns, o uso das flores na medicina é um conhecimento milenar. A fitoterapia é uma dessas técnicas, aquela que usa as plantas para a cura de doenças desde 5.000 anos atrás, quando o imperador chinês Cho-Chin-Kei registrou as propriedades do Ginseng e da Cânfora.

Hoje vamos falar de algo mais simples, mais próprio do nosso dia-a-dia e que tem tudo a ver com a primavera que logo chega… os chás. Consumimos alguns para acalmar os ânimos, aliviar alguma dor, outros até mesmo para emagrecer. O que geralmente fazemos, porém, é usar somente as folhas, quando as flores também têm suas propriedades.

Flores para o bem estar

O chá com Camomila para relaxar é uma receita passada de geração a geração e certamente conhecida por você. O uso das pétalas da Lavanda pode ser novidade, mas tem propriedades similares às do óleo essencial. Temos também as Rosas, que podem ser usadas para combater a insônia e as dores de cabeça, acrescentando ainda mais uma finalidade para a romântica flor. Ou mesmo a Artemísia, flor branca com miolo amarelinho que previne gastrite, cólicas, menstruações irregulares… claro que com acompanhamento adequado.

Abaixo algumas flores especiais:

Amor-perfeito: muito procurada para embelezar jardins, essa flor de nome tão bonito alivia reumatismos, reduz a febre, fortalece a imunidade e auxilia na saúde da pele.

 

Flor de Hibisco: muito usada para a perda de peso, a flor de Hibisco tem benefícios importantíssimos para o controle de diabetes, redução de colesterol, da pressão arterial e auxílio no combate à hipertensão.

 

Crisântemo: apesar de não estar entre as flores mais populares, seus benefícios atuam nos problemas mais comuns de nosso dia a dia; gripe, dor de cabeça e febre. Além de agir contra inflamações nasais e pulmonares, muito comuns nas grandes cidades pela poluição.

 

Como usar

A produção dos chás de flores não tem qualquer diferença do método tradicional. Para uma xícara de água, um punhado das pétalas. Mas atenção! A água do seu chá não deve ser fervida em excesso. Ao primeiro sinal de bolhas grandes, desligue o fogo. Assim, sua infusão conservará todas as propriedades, evitando queimá-la.

Como a finalidade é a ingestão, é muito importante sempre comprar tais flores em lojas especializadas, de medicina natural, secas ou in natura. Não tente colher você mesmo da natureza! Algumas plantas muito similares podem ser tóxicas.

Daqui há algumas semanas daremos boas-vindas à primavera. Aproveite para trazer as flores para seu dia a dia!

 

Um beijo e até a próxima quarta.

 

 

 

 

 

Comprar

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux