Como melhor organizar a rotina e ter dias mais tranquilos

Organizar a rotina

Manter uma rotina controlada, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, é fundamental e traz diversos benefícios. Porém, durante a correria da semana, muitas pessoas deixam o planejamento de lado e fazem suas atividades conforme elas vão aparecendo. Isso é um grande erro. Começando pelo maior problema: você corre sério risco de esquecer alguma coisa pelo caminho ou deixar alguma atividade pela metade! Por isso, hoje vamos te ajudar a organizar a rotina dos seus horários e atividades.

Dicas para organizar a rotina

Pense um pouco em como você usa o tempo disponível

Antes de tudo, pense um pouco em como você utiliza o tempo disponível do dia dentro de sua rotina. Quando você conhece cada aspecto do seu dia a dia, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, você passa a separar melhor seu tempo de acordo com cada demanda e sua respectiva importância. Dessa forma, você organiza a rotina de maneira melhor, incluindo o seu tempo, identificando as tarefas que não são tão produtivas e refletindo sobre formas de otimizá-las.

Tenha uma agenda

Como você pode organizar a rotina e todas as atividades da semana da melhor maneira? Coloque-as numa agenda! E que tal controlá-la do seu celular ou tablet? A vantagem de se recorrer à tecnologia é que, além de estar sempre à mão, você pode colocar alarmes para cada atividade, servindo como um lembrete.

É importante anotar de forma detalhada cada atividade, não só quais, mas também quanto tempo você espera gastar em cada uma. Assim o dia vai render muito mais!

Muitos compromissos? Procure fazer uma pausa entre eles

Quando temos muitos compromissos em um só dia é normal acabarmos nos perdendo entre eles. Por isso a ideia de programar pequenas pausas de 10 a 15 minutos entre eles é fundamental. Assim, além de evitar atrasos, você mantém sua cabeça sempre funcionando e não fica sobrecarregada com a correria do dia!

Tente ter sempre um período de descanso no dia

Não somos uma máquina, às vezes precisamos parar e respirar um pouco. Tire sempre um tempo para você, nem que seja para aquele cochilo básico de 20 minutinhos. Acredite, você vai agradecer por isso depois.

Saiba quais períodos do dia você rende melhor

Talvez essa seja a dica mais importante do texto. Saiba em qual a parte do seu dia você está mais disposta e deixe as tarefas mais chatas, complicadas e importantes para esses horários, quando possível. Deixe aqueles períodos de sono e desatenção para atividades menos importantes e que você pode fazer no seu piloto automático. Um exemplo? Lavar a louça. É importante sempre deixar a louça limpa, mas você não precisa de 100% da sua atenção para isso.

Procure sempre manter o foco nas atividades fundamentais do seu dia, como por exemplo no seu trabalho, na sua faculdade e também na arrumação do seu espaço.

 

Como podemos perceber, algumas mudanças de hábitos sutis e simples podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Seguir um planejamento permite que você esteja familiarizado com o dilema atividade x tempo e que consiga otimizar tudo que tem para fazer no seu dia. Organizar a rotina contribui demais para melhorar sua produtividade e a qualidade do seu dia! Experimente!

 

Caderno Tamanho Médio Pautado Autografado Por Gloria Pires

Caderno Tamanho Médio Pautado Autografado Por Gloria Pires

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux