Como ter um estilo de vida saudável e feliz? 7 Dicas práticas!

Você busca mais felicidade e saúde em sua vida? Este artigo é um guia com dicas de como ter um estilo de vida saudável e feliz! Boa leitura!

Como ter um estilo de vida saudável e feliz?

Quando se trata de saúde e felicidade, qualquer um pode ser a causa ou o efeito. Quando nos sentimos felizes, temos mais chances de ser saudáveis. E vice versa.

O que te faz sentir feliz?

Você não precisa fazer apenas uma única resposta para isso.

Há várias atitudes e mudanças simples que você pode implementar em seu dia a dia, mesmo que aos poucos, até se tornar um hábito. Um estado natural ser feliz e saudável, um estilo de vida!

Escolher ser saudável e feliz é uma oportunidade que você dá a si de viver a vida de maneira mais conectada e amorosa.

No início, pode exigir um pouco de dedicação e persistência. Mas vamos te dar 8 dicas simples para você você colocar em prática e manter um estilo de vida saudável. Confira!

1. Consumo consciente

Uma vida saudável anda lado a lado a uma vida sustentável.

Precisamos respeitar nossa casa, o planeta Terra, e todos os seres que convivem com nós.

Cada vez mais, vem à tona na mídia casos de indústrias causando poluição, marcas que utilizam trabalho escravo ou que testam produtos em animais, ilhas de plástico…

Podemos começar a mudar essa realidade, com nossas atitudes diárias.

  • Saiba a origem dos produtos que você consome;
  • Dê preferência a produtores locais;
  • Opte por marcas éticas e vinculadas a causas sociais.

Vá além:

Diga não ao desperdício na sua rotina. Pratique os 5 R’s do consumo consciente: repense, reduza, reutilize, recupere e recicle.

  • Repense sua vida, seu consumo, suas atitudes. Harmonize seu ser como parte integrante do todo. Tenha cuidado com você, com os outros seres e com o meio ambiente;
  • Reduza seu consumo e organize-se de forma a gerar cada vez menos lixo. Evite produtos e embalagens descartáveis. Cuide também com o seu consumo de energia e água, reduzindo sempre que possível;
  • Reutilize tudo o que for possível, desde uma folha de papel, usando os dois lados, até embalagens;
  • Recupere o que for possível antes de comprar um novo. Sapatos, roupas, móveis, eletrodomésticos, entre outros;
  • Recicle seu lixo. Organize-o de forma a transformá-lo em outros produtos. 

2. Estilo de vida saudável pela alimentação

A variedade de temperos, alimentos frescos e naturais que ingerimos, são como remédios naturais para nosso corpo. Proporcionam equilíbrio e bem-estar, e são chaves de como ter um estilo de vida saudável.

Não é a toa que a Ayurveda, milenar medicina indiana, usa a alimentação como pilar fundamental para uma boa saúde.

Evite alimentos processados​: a maior parte do valor nutricional é perdido na sua criação e os conservantes adicionados a eles são prejudiciais à nossa saúde. 

E ainda, muitos alimentos processados ​​contêm uma alta quantidade de sal, o que pode levar à alta pressão arterial e doenças cardíacas. Em geral, quanto mais ingredientes um alimento tem no rótulo, mais processado ele é. Fique de olho e mantenha distância.

Procure fazer mais comidas caseiras, assim você sabe quais são os ingredientes que estão sendo usados ali. Além disso, reunir amigos e família para um jantar ou almoço é um ótimo ingrediente para a felicidade!

Prefira os alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são um pouco mais caros do que os convencionais, mas o custo compensa.

O volume de agrotóxicos adicionados aos não orgânicos é cumulativo, e está relacionado com o aumento de casos de câncer e doenças degenerativas. 

Além disso, o seu cultivo segue padrões sustentáveis de produção agrícola, o que ajuda a preservar o meio ambiente. E ainda: eles são muito mais saborosos!

Dê preferência para os pequenos produtores locais de sua região. Procure por feiras próximas a você. O preço pode ser mais atrativo e você ainda fortalece a economia da comunidade local.

3. Beba mais água (e cuide dela!)

Você já deve ter lido ou ouvido por aí sobre a importância da água no nosso corpo, certo?

Isso porque, melhorar a ingestão de água durante o dia a dia, especialmente durante as temporadas de altas temperaturas, é essencial para mantermos o bom funcionamento do organismo. 

Quase 70% do peso de um adulto é composto pelo elemento água. E, mesmo sendo o principal componente das nossas células, além de estar relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo e dos outros seres vivos, parece que o ser humano não dá o devido valor à ela.

Pequenas ações no dia a dia podem colaborar para evitar o desperdício:

  • Reduza seu tempo de banho;
  • Recolha a água da chuva para regar as plantas;
  • Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes;
  • Nunca acione a descarga à toa.

Lembre-se que não existe vida sem água!

4. Pratique o autoconhecimento

Autoconhecimento transforma. Autoconsciência liberta!

Saiba o que te motiva. Entenda suas próprias necessidades e desejos, saiba quais são seus pontos fortes e fracos. Aceite e analise suas emoções com carinho.

Ao se olhar no espelho, você se reconhece facilmente fisicamente, mas quão bem você realmente conhece a pessoa que refletiu para você? Tente responder às seguintes perguntas como um exercício:

  • Como essa pessoa pensa?
  • Pelo o que essa pessoa é apaixonada?
  • Quais são os seus interesses? O que ela ama fazer?
  • Quais são suas crenças (tanto fortalecedoras quanto limitantes)?
  • Quais são seus valores?
  • Que emoções ela sente a maior parte do tempo?

Talvez você não consiga responder a maioria dessas perguntas, e não tem problema. Reflita e vá adicionando mais perguntas. Autoconhecimento é um processo contínuo de desenvolvimento pessoal!

Propósito na vida

Através do autoconhecimento você também terá mais clareza ao que te motiva e faz feliz. Ao sentido e propósito da sua vida!

Não estar alinhado (a) ou não saber seu propósito e missão de vida, é uma das grandes causas de infelicidade nas pessoas.

Se você ainda não saber qual a sua, não encare isto como um problema. Mas sim como uma oportunidade de autodescoberta, um desafio! Responda às perguntas acima com carinho e autoconheça-se 🙂

5. Exercite seu corpo

Movimento é vida.

Várias pesquisas já comprovaram que o exercício diário traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, incluindo um aumento do tempo de vida, redução do risco de doenças, maior densidade óssea e perda de peso.

Sempre que possível, prefira caminhar em vez de utilizar o transporte público ou o carro, suba as escadas em vez de pegar o elevador. Além de ser mais saudável, é também uma atitude sustentável 🙂

Escolha um esporte que você gosta para praticar regularmente. Quando você gosta de um esporte, você naturalmente vai querer praticá-lo, não será uma obrigação. 

Praticar um exercício pode ser sobre cuidar da sua saúde e se divertir ao mesmo tempo!

6. Cuide da saúde mental e emocional

Além de cuidar do corpo, é importante cuidar da saúde emocional e mental. Esta é uma dica essencial que te mostrará como ter um estilo de vida saudável e feliz!

Boa saúde mental e emocional não significa só ter pensamentos felizes. Acontecimentos tristes e problemas também fazem parte da vida. Porém, a maneira como encaramos elas é que fazem a diferença.

Às vezes, ficamos presos em pensamos que nos fazem mal. Eles são chamados de “armadilhas de pensamento”. Por exemplo, pensar que coisas ruins sempre acontecem com você ou concentrar-se apenas na parte negativa de uma situação. 

Estes pensamentos geram sentimentos ruins, limitações e sofrimentos. Podem levar, inclusive, a crises de ansiedade, depressão e desordens físicas.

Precisamos mudar nosso mindset, percebendo que somos responsáveis pela nossa saúde.

Da próxima vez que você perceber que está caindo em uma armadilha dessas, faça a si mesmo perguntas do tipo: O que aprendi com esta situação? Eu pensei em todos os lados dela? Eu já estive nela antes? Como posso melhorar esta situação? Se eu posso transformar minha realidade, o que escolheria fazer e sentir neste momento?

A Meditação também é uma prática muito recomendada para a boa saúde mental e emocional. Através dela, podemos ter mais clareza mental, relaxamento e conexão.

E se você estiver em uma fase ruim em que não consegue lidar com seus sentimentos e pensamentos da melhor forma, não hesite em procurar ajuda profissional. A terapia holística pode ser uma ótima aliada.

7. Experimente Terapias Holísticas

Além da terapia tradicional, experimente as terapias holísticas que trabalham seu corpo, emoções e mente juntos.

Se você está procurando como ter um estilo de vida saudável e feliz esta é uma ótima opção! 🙂

Elas são chamadas Holísticas, pois tratam o ser humano como um todo, em seus aspectos físico, mental, emocional e energético. 

As terapias holísticas podem ajudar você a:

  • Ter uma vida mais tranquila e equilibrada;
  • Reduzir ansiedade e estresse;
  • Elevar a sua autoestima e autoconfiança;
  • Trazer mais coragem para agir e conquistar seus sonhos;
  • Ajudar na sua prosperidade financeira e emocional.

Várias são as técnicas terapêuticas holísticas disponíveis hoje. Alguns exemplos são: Barras de Access, Thetahealing, Reiki, Constelação Familiar e Terapia Floral.

O ideal é escolher aquela(s) que oferecem os benefícios que você busca. E procurar por um terapeuta holístico certificado para auxiliar no seu autodesenvolvimento e reequilíbrio.

Gostou das dicas? O que mais te faz sentir saudável e feliz? Comece a praticar hoje mesmo!

Artigo escrito com carinho pelo Guia da Alma – Portal de Terapeutas Holísticos

 

 

 

 

 

Guia da Alma

Vida mais leve com Terapia Holística Online e Presencial em todo Brasil! Encontre Terapeutas certificados e confiáveis em nosso Portal. Descubra o Autoconhecimento, Espiritualidade e Bem-estar no nosso Blog!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux