Conhecendo Alter do Chão

Alter do Chão

Copacabana, no Rio de Janeiro, é a praia mais conhecida do mundo, mas dizem que a mais bela praia desse país, cuja experiência reflete o verdadeiro sentido de Brasil, está nas profundezas da Amazônia. Alter do Chão está bem distante da Cidade Maravilhosa, mas numa ponta da cidade de Santarém, no Pará. Às margens do Rio Tajapós, Alter do Chão foi nomeada pelo jornal inglês The Guardian, em 2009, como a mais pela praia de água doce do mundo. Um bom título ao lado da praia carioca, não?

Imagem: Gustavo Albano/Guia Viajar Melhor

Os encantos de Alter do Chão

Mais do que uma praia, Alter do Chão é todo um distrito que pulsa a cultura indígena brasileira . O Rio Tapajós nasce ainda no estado do Mato Grosso e deságua no Rio Amazonas ainda no estado do Pará. Alter do Chão é uma das belezas que se encontra nesse caminho. Suas praias são banhadas pela água do rio, e a mais famosa dela, que tem o mesmo nome do distrito, está situada na Ilha do Amor. De fato, não há quem não se apaixone por este cenário.

São 37 quilômetros que separam Alter do centro de Santarém, terceiro município mais populoso do estado. E esta distância é essencial para construir a aura de imersão que Alter reserva. No passado, era conhecida como um paraíso escondido na Amazônia. O acesso era precário e nas ilhas só viviam pequenas vilas de pescadores. O avanço da urbanização fez com que rodovias levassem a todos até este paraíso, que apesar das transformações e investimentos para o turismo sobrevive com um recanto natural. Ao descer o Rio de barco, chega-se à Floresta Nacional do Tapajós, uma unidade de conversação com mais de 500 mil hectares. Outra unidade de conservação ainda maior, com mais de 600 mil hectares, é a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, a 1 dia de barco de Alter mas com uma variedade imensa de flora, fauna e cultura nativa.

Partindo de Alter, outros destinos guardam igual beleza a uma distância muito menor. A Ponta do Cururu é uma praia que em períodos de seca pode alcançar extensão de 2 quilômetros de areia. Não há estrutura turística, apenas as águas do rio, a mata e os botos que nadam por ali. É possível acessá-la a barco ou mesmo por caminhada. Durante a seca outro paraíso ganha forma: o Lago Verde, formado próximo à Ilha do Amor. Já no município vizinho Belterra, a Praia do Pindobal é outro ponto escondido e paradisíaco muito procurado pelos visitantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alter do Chão é um distrito da cidade de Santarém, no Pará. Para acessá-lo saindo do centro da cidade, são 37km pela rodovia pela PA-457. Do Aeroporto, são 33km com opções de táxi. De ônibus, apenas a partir da Avenida Tapajós, uma das principais de Santarém, com saídas de hora em hora.

 

 

POCHETE REDONDA

POCHETE REDONDA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux