Costurando Sonhos para Protagonizar o Amanhã

Salve, Glorioses. Quem já acompanha a Bemglô a tempos sabe como o feito à mão, o empoderamento feminino e a transformação social são causas importantes para nós e fazem parte do que acreditamos ser um futuro sustentável. Hoje vou compartilhar com vocês mais um projeto que une tudo isso para transformar vidas de mulheres através do artesanato 

O “Costurando Sonhos para Protagonizar o Amanhã” oferece oficinas de corte, costura e customização para mulheres negras e da periferia de Porto Alegre. Nasceu como parte da ONG Sempre Mulher, que desde 2002 promove a garantia dos direitos humanos na cidade.

Sempre Mulher

O Costurando Sonhos foi uma forma de começar a transformar a realidade do próprio entorno da sede da ONG, no bairro Sarandi, zona norte, onde já havia um movimento de mulheres trabalhando com pequenos reparos. As oficinas nasceram então para profissionalizar essas mulheres, fortalecer laços com a comunidade e compartilhar saberes. E tudo de forma colaborativa.

Para que o projeto fosse possível, mais de 100 pessoas de todo o Brasil se uniram e doaram mais de 12 mil reais por meio de um financiamento online. Um exemplo super bonito da capacidade de transformação de uma Rede do Bem. 

E o bacana é que o Costurando Sonhos é apenas uma de várias iniciativas da ONG, que também acolhe crianças e adolescentes em situação de risco e acompanha famílias em parceria com a prefeitura e a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre.

Na parte artística, além da costura, as coordenadoras Vera Cintra e Sônia Alves organizam também oficinas de arte e intervenção urbana e capacitação de jovens em embelezamento afro. A valorização da cultura, da arte e o resgate da auto estima também constroem sonhos!

Se você mora no Sul e quiser conhecer mais ou apoiar essas mulheres, pode até fazer uma visita na sede, que fica na rua Xavier de Carvalho, 80. De qualquer forma, não deixe de acompanhar o Sempre Mulher nas redes sociais, seja pelo Instagram ou Facebook

Nessa primeira turma do Costurando Sonhos, foram 10 mulheres que puderam participar das oficinas e se formam agora no segundo semestre. A expectativa é que elas sejam as primeiras de muitas sementes para costurar muitos novos amanhãs!

Vamos apoiar e fortalecer essa iniciativa?

Até a próxima Quarta Gloriosa!

 

 

 

 

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux