Crianças e maquiagem: existe idade certa para usar?

crianças e maquiagem

Batons, brilhos e esmaltes… em algum momento, as crianças começam a querer brincar e conhecer melhor o universo dos cosméticos, de tanto que veem os pais utilizando-os. Mas será que existe idade certa para permitir que a interação entre crianças e maquiagem aconteça?

Os pais não devem incentivar e o mais recomendável é evitar esses excessos na criançada, mas também é possível ceder um pouco. Um batom clarinho, especial para crianças, por exemplo, pode deixar sua filha alegre. O importante é encontrar um meio termo entre os valores que quer ensinar aos pequenos. Crianças e maquiagem podem, então, coexistirem em um universo de brincadeiras, mas não deve ser levada a sério.

Cabe aos pais também investir em boas conversas. Desencoraje o uso de maquiagem pesada para “disfarçar” algum traço ou maquiagem pesada para modificar a aparência: antes de mais nada, a criança precisa aprender a se amar do jeito que é, valorizando sua beleza natural e sua aparência de acordo com sua faixa etária. Exponha os males e as consequências que o uso diário de maquiagem pode trazer à pele no futuro, além de sempre usar apenas maquiagens específicas para o público infantil aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Uma maquiagem infantil de qualidade é aquela que sai facilmente com água. Além disso, é importante que os produtos sejam produzidos com ingredientes atóxicos e hipoalergênicos. O rótulo deve possuir indicações de segurança específicas incluindo a indicação da faixa etária de uso do produto.

Quando começa a conexão entre crianças e maquiagem

Crianças a partir de 3 anos possam ter contato com alguns produtos, como gloss por exemplo, desde que o produto seja manuseado pelo adulto. A partir dos 5 anos a criança já pode ter contato com maquiagem mais intimamente, porém esse produto deve ser específico para sua faixa etária e antialérgico.

Recomenda-se também que ela tenha uma nécessaire individual, com produtos específicos para crianças que hoje em dia são facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos de beleza. A maquiagem infantil, além de não agredir a pele da criança, sai facilmente com água e sem necessidade de demaquilantes e produtos mais fortes que podem vir a causar irritações.

Toda vaidade se manifestada de maneira exagerada torna-se um problema. No quesito crianças e maquiagem, é importante entender que elas têm que brincar e curtir suas fases. Apesar de ser normal querer brincar com as maquiagens, não é normal querer brincar de maquiagem. A partir do momento em que uma criança passa a não mais querer apenas experimentar a maquiagem esporadicamente e passa a querer inseri-la no seu dia a dia, os pais devem intervir.

A conduta estimulada na criança deve ser observada, porque muitas vezes, sem perceber, são os adultos que estimulam os filhos a se comportarem de forma mais madura e se importarem demasiadamente com a aparência. Portanto, não se esqueça: Criança deve se comportar como tal!

 

 

Batom Bemglô

Batom Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux