Cuidados com a pele e cabelo no carnaval

pele e cabelo

Todo carnaval tem seu fim! E, logicamente, deixa suas marcas. O período de folia é sempre muito bom, mas pode deixar alguns resquícios para o nosso corpo. Especialmente quando falamos da pele e cabelo: por se passar durante o verão, essas partes do nosso corpo sofrem bastante com ressecamentos e exposição. Por isso, separamos algumas dicas para você aplicar nos cuidados com a pele e cabelo, durante e depois do carnaval. Confira!

Cuidados com a pele e cabelo durante e após o carnaval

Não esquecer: demaquilante e protetor solar

Durante o carnaval, saímos sempre cedo e super enfeitados para curtir os blocos. O problema é esquecer – ou não reforçar- o uso do protetor solar durante o dia, ou esquecer de remover corretamente a maquiagem ao fim dele. Os pigmentos e resíduos da maquiagem, se não forem retirados da pele, dificultam o processo de renovação celular e também a absorção dos produtos de tratamento. Além disso, não tirar a maquiagem pode favorecer o aparecimento de espinhas e cravos, isso porque a sujeira entope os poros, o que também pode causar alergias, irritação nos olhos, além de reforçar as olheiras, deixar a pele mais oleosa e contribuir para o envelhecimento precoce.

Se você não seguiu esse conselho durante o carnaval, ainda dá tempo de incluir a prática de passar protetor e usar demaquilante em sua rotina diária. No fim do dia, faça uma esfoliação com produtos leves e sem aplicar muita força. Siga com a limpeza, aplicando gel, sabonete ou tônico de limpeza profunda com auxílio de um pad de algodão, removendo completamente as impurezas. Após o uso do demaquilante, do sabonete e do tônico, faça também uma boa hidratação.

Hidratação a todo vapor

Durante o carnaval, estamos expostos a diversas agressões externas e internas, como a radiação UV, má alimentação ou até o excesso de suor e a sujeira que se acumulam durante a folia. Isso tudo tem um efeito em nossa pele, que provoca ressecamento. E nada mais justo do que investirmos em uma boa hidratação durante e após a festa para recuperá-la.

Para começar, é preciso saber qual o produto mais indicado para cada tipo de pele.: peles oleosas pedem por produtos “oil control”, que controlem o óleo natural e que proporcionam efeito mate. Normalmente, são indicados hidratantes em séruns, loções com oil control, oil free, ou na forma de gel. Já para peles secas, os hidratantes sugridos são os que são mais nutritivos e têm a capacidade de segurar a água na pele, contado com alguns lipídios na formulação para ajudar a formar a membrana hidrolipídica.

É interessante também, após a limpeza e hidratação da pele, investir no uso da água termal. Finalize sua rotina de cuidados com a pele borrifando bastante água termal sob todo o corpo, principalmente nas regiões que ficaram mais sensibilizadas pelo sol, como maçã do rosto e ombros, por exemplo.

Cabelos recuperados

Durante o verão, os cabelos ficam ainda mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, da água do mar, do cloro e da poluição. Quando estiver exposta ao sol, procure utilizar proteção nos cabelos, como chapéus e bonés, evitando usá-los com os fios molhados, já que abafar a região pode piorar a queda e provocar o surgimento da caspa.

Após um dia de muita exposição, é importantíssimo devolver aos cabelos o brilho e a maciez. Por isso, deve-se evitar utilizar secador para não ressecar os fios e, para protegê-los dos raios ultravioletas, utilizar bonés, chapéus ou lenços. Além disso, procure usar sempre água fria ou morna para lavar os fios, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar a região e aumentar a oleosidade. E não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa.

Invista em hidratações caseiras, com produtos naturais. Após a lavagem, utilize também um creme leave-in (aqueles sem enxágue) com protetor solar, pois eles ajudam a formar uma película que isola o fio e pode ser um auxílio não só durante o carnaval.

 

Outra dica fundamental para recuperar a pele e cabelo após o carnaval é sobre a alimentação. Muitas vezes se come mal, ou pouco, durante as festividades, além de sairmos muito da nossa própria rotina. Por isso, aproveite para regular essa questão! Inclua na sua sua dieta as proteínas, aminoácidos, ômega-3 e 6, substâncias presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios. Assim garantiremos um apoio alimentar para ajudar na recuperação do corpo. ?

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux