Decoração e harmonia: transforme sua casa em um recanto de paz

decoração

Experimente escutar este artigo ao invés de ler, aperte o play:

Tem coisa melhor do que chegar em casa e se sentir acolhido pela paz do nosso lar? Amo quando posso simplesmente voltar dos meus compromissos, passar pela porta, ver a decoração que escolhi e me sentir em paz comigo mesma. Penso que nossa casa é o nosso templo e deve ser cuidada nos mínimos detalhes.

Decoração, limpeza e o budismo

Muita gente nem imagina, mas a organização da casa e a limpeza fazem parte dos preceitos budistas. Os monges dedicam boa parte do seu tempo à faxina, porque consideram isso um aprimoramento espiritual. No Japão, por exemplo, é muito comum estudantes dos ensinos fundamental e médio se encarregarem da faxina da escola, algo – infelizmente – “inconcebível” no mundo Ocidental. Varrer a poeira do chão está longe de ser um fardo, pelo contrário. É uma maneira de retirar a sujeira da alma e encontrar harmonia e serenidade. E na hora da arrumação da nossa casa não poderia ser diferente.

O monge Keisuke Matsumoto fala justamente sobre isso em seu livro “Manual de limpeza de um monge budista”: “qualquer atividade é fundamental para a vida, e a limpeza é uma delas. Na cultura japonesa, a atividade de limpeza tem sido altamente reconhecida como uma atividade importante na vida”.
Pensando neste assunto, reuni algumas dicas e sugestões para você por em prática em seu lar:

Jardinagem

A jardinagem ajuda muito a relaxar e também harmonizar as energias .

Alecrim e lavanda

O banheiro é onde lavamos a alma e renovamos as energias, portanto é um local importante e merece atenção especial na limpeza. A aromaterapia e a cromoterapia podem incrementar o clima de paz e relaxamento: coloque ramos de lavanda ou alecrim das toalhas que ficam guardadas. Você também pode deixar raminhos da planta em cima da bancada, enfeitando.

Velas perfumadas

Sua Luz tênue induz ao relaxamento, trazendo suavidade para qualquer cômodo. Porém, atenção ! Para evitar acidentes, deixe-as sobre pratos com água ou suportes de metal e lembre-se de apagar uma por uma antes de ir dormir.

Mensageiro dos ventos

Esse sino transforma a energia do ambiente usando os elementos da natureza. Coloque-o perto de portas e janelas, onde bata vento. Os de bambu produzem um som mais grave do que os de metal ou cerâmica, escolha o seu preferido.

Com o ano começando, a minha dica é essa: livre-se do que você não precisa mais, faça uma limpeza boa em casa e tente deixar a decoração o mais harmoniosa possível. Enquanto trabalha neste processo, dedique
Sua atenção e reflita sobre sua vida e o que pode e deve ser mudado dali para frente. Te garanto que 2017 começará mais leve e sua casa será seu refúgio de paz 😉

Beijos,

 

2 Comments

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux