Desacelerar é preciso: hábitos que ajudam no detox do corpo

Desacelerar

Navegar é preciso, desacelerar também. Muita obrigação e pouco prazer tiram o brilho da vida. Trabalhamos para ter férias e fazemos dieta para também podermos sair da dieta. Mas não vale a pena chutar o balde com excessos. Muita comida e/ou muita bebida também acabam com o brilho do verão.

Vão aqui algumas dicas para aproveitar estes dias de calor, saindo por vezes da rotina de horários, exercícios e cardápios, mas sem atrapalhar muito a forma física e garantir uma boa desintoxicação do corpo.

  • Não repita o prato. As repetições quase nunca são por fome; são por gula.
  • O ato de comer tem que ser ritualístico. Os europeus agem muito assim, respeitando o horário e até o cenário da refeição e por isso continuam mais magros e saudáveis que os americanos. Não se deve comer digitando no computador ou celular. Não se deve comer caminhando. Muitas vezes de manhã eu vejo pessoas dirigindo e tomando o café da manhã (bebendo ou comendo algo) em um carro, em meio ao transito.
    Curiosidade: os hamburgers foram criados com o pão redondo para que se pudesse comer mais facilmente sem o auxílio de garfos e facas. É comum em Nova Iorque, e agora também nas grandes cidades brasileiras, muitas pessoas andando e comendo (e as vezes até falando no celular no meio de tudo isso). Comer sem sossego sacia menos! Comer rápido e sem atenção à refeição faz com que o cérebro demore mais para acionar o “centro da saciedade” que faz com que não tenhamos mais vontade de continuar comendo naquela refeição. Com este registro a menos, quem come rápido costuma comer a mais.

Sentar numa mesa e mastigar devagar faz parte de um ritual que, se deixarmos, pode acabar, devido ao corre-corre ou ao hábito que a sociedade vem adquirindo de digitar algo (respondendo mensagens ou trabalhando) durante a refeição. Comer sentado à mesa, em meio a boas palavras, faz parte da higiene e do respeito ao próprio corpo e nos ajuda a desacelerar de uma rotina atarefada.

Outros hábitos que ajudam o corpo a desacelerar

  • Beba mais água e coma mais frutas. Elas são refrescantes, renovam a energia, hidratam e ao mesmo tempo, são diuréticas. Verão corresponde ao elemento Fogo e o Fogo precisa de água para se alimentar. A água refresca o cérebro. A má hidratação gera fadiga, preguiça até de pensar sobre algo que demande mais concentração. A água também ajuda na saciedade e na diminuição dos inchaços que dão a sensação de peso e desconforto nos dias de maior calor.
  • Outra dica: Banana congelada adquire a consistência e textura de um picolé cremoso. A banana congelada batida com morangos (ou outras frutas vermelhas) e um pouco de água faz um “shake” bonito e saboroso. Abacaxi com morangos (ambos congelados e batidos com pouca água) é outra combinação deliciosa!
  • No jantar inclua uma raiz ou tubérculo (aipim, inhame, batata doce, batata baroa ou batata inglesa). O carboidrato a noite ajuda em um melhor sono, pois ele é essencial para fabricarmos a serotonina, que nos dá relaxamento e facilita o sono profundo. O carboidrato a noite melhora o rendimento em atividades físicas matinais e ajuda a desacelerar!

 

Colar Energia Aberta Bemglô

Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux