Despertando o interesse das crianças pela ciência

ciência e crianças

A ciência explica quase tudo que nos cerca, desde os procedimentos mais básicos, até os mais complexos de todos. Por isso, estudá-la é fundamental, especialmente para as crianças, que estão em formação, ainda mais por conta de os pequenos serem extremamente curiosos e questionadores.

Essa fase mais curiosa das crianças pode (e deve!) ser aproveitada para que fazer com que elas observem o mundo de modo completamente novo, mais completo e muito mais rico, entendendo cada detalhe e conseguindo enxergar conceitos em praticamente tudo.

Para ajudar nesta empreitada, aqui vão algumas dicas!

Visite museus

É justamente nos museus que as crianças podem aprender um pouco mais sobre história e ciências. Lá eles poderão saber um pouco mais sobre o surgimento de muitas coisas: animais, história, planetas, plantas, dinossauros… basta escolher qual o melhor tema, baseado nos gostos dos pequenos. Faça de uma ida ao museu um passeio interessante e divertido, e não uma aula extra.

Faça experimentos

Experimentos com água, velas e inclusive com os alimentos são muito divertidos e as crianças aprendem a transformar a surpresa inicial em uma explicação lógica. Existem ainda os kits de ciências, que, acompanhados pelos pais é uma ótima pedida para brincadeiras infantis. O site Laboratório de Educação separou alguns experimentos super divertidos para testar em casa com os pequenos. Clique aqui e confira.

Passeios científicos

Pode-se destinar a passar um dia em família dedicado à ciência. Uma excursão ao campo com uma lupa nas mãos para observar os insetos, classificar folhas das árvores ou plantar sementes e ver o seu crescimento são algumas das atividades que mais as crianças gostam.

Faça a ciência presente no dia a dia

Livros, filmes ou séries de desenhos em que a ciência se explica de forma divertida não podem faltar para os momentos em que a criançada estará dentro de casa. Também existem contos infantis que estimulam a curiosidade das crianças, sua imaginação e seu gosto pela ciência. Escolha um conto, crie um ambiente legal e atue, incluindo os pequenos no momento lúdico. Eles com certeza vão amar!

Elimine estereótipos

Há um crescente movimento pelo fim dos estereótipos relacionados ao interesse das meninas e meninos pela ciência. De acordo com a Revista Superinteressante, em uma pesquisa feita por duas organizações da Argentina, a ONG Chicos.net e a Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso), 9 em cada 10 meninas entrevistadas associam engenharia com afinidades e destrezas masculinas. Além disso, 50% dos pais entrevistados acreditam que as meninas não desenvolvem o interesse por ciência e tecnologia por conta dos baixos estímulos que recebem em casa. Está, portanto, em nossas mãos mudar esse padrão. Devemos eliminar os estereótipos e incluir a ciência na vida das nossas crianças de forma igual!

 

Ao estudar a ciência, uma criança passa a ter maior conscientização da importância de ações que preservem o planeta em que vivemos, já que ela compreende que tudo está interligado. Além disso, ela compreende melhor o mundo em que vive, entendendo que a vida é um experimento que funciona à base de tentativa e erro, mas também de observação, participação e muita alegria!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux