Detox de fim de ano

detox de fim de ano

Nossos corpos foram construídos para se desintoxicarem por conta própria. Mesmo assim, especialistas acreditam que eles simplesmente não conseguem acompanhar as toxinas a que estamos expostos todos os dias, seja em nossa comida, em nossos produtos para cuidados pessoais ou em nossos produtos de limpeza. E como nessa época do ano temos tantas festividades e comidas deliciosas, vale a pena apostar em um detox de fim de ano, para podermos nos livrar dos exageros e limpar o organismo.

E não se engane, fazer um detox de fim de ano não é algo tão difícil assim! Existem receitas super simples que podemos fazer em pouco tempo, e sem você precisar “passar fome” como algumas pessoas acreditam. Até porque, o segredo de um bom detox não é passar fome, e sim optar por comidas menos pesadas, com ingredientes que combatem a retenção de líquidos.

Alguns desses componentes são as fibras, importantes na alimentação porque aceleram a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem substâncias perigosas e mantêm o tubo digestivo saudável. Além disso, alimentos ricos em água e proteínas também ajudam nosso corpo a ficar nutrido e também a expelir as toxinas ruins.

Por isso, separamos algumas dicas para as principais refeições do dia, ajudando a limpar o organismo sem sofrimentos. Confira!

Guia do detox de fim de ano

Café da Manhã

Os smoothies são opções geniais para o café da manhã. Eles reúnem todos os nutrientes em um pacote fácil de fazer, além de ser fácil de transportar – especialmente durante a desintoxicação. Além disso, por serem geladinhos, são perfeitos para o verão!

Opção 1:

1 maçã verde

1 banana

1 copo de água de coco

4 folhas de espinafre

1 talo de salsão

Suco de meio limão

Sementes de chia à vontade.

Opção 2:

2 colheres de sopa de óleo de coco

1/2 manga Palmer, a variedade mais comum no Brasil

1 colher de sopa de chia – deixe de molho por alguns minutos antes de usar

2 colheres de polpa de maracujá

1 copo de água de coco.

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme, depois adicione algumas pedras de gelo e bata mais um pouquinho pra ficar bem gelado. Depois é só aproveitar!

Almoço

As saladas são sempre as maiores aliadas quando queremos fazer um detox. O problema é saber combiná-las, especialmente se você estiver na rua e não puder levar com você o seu almoço. Para ajudar, separamos essas dicas: comece com uma base, como alface, repolho ou a rúcula. Adicione 2-3 vegetais e proteínas e termine com alguns extras para aprimorar os sabores que você tem. Sugerimos que fuja dos molhos pré-prontos (que são geralmente cheios de açúcar) e opte por um fio de azeite e suco de limão fresco, ou vinagre balsâmico em seu lugar.

Algumas combinações:

1: Alface romana, ervilhas, cenouras, pepino, frango, cebolinha e coentro.

2: Repolho, nabos, rabanete, abacate, feijões pretos, cebola vermelha e coentro.

3: Rúcula, alcachofra, feijão verde, atum (pode ser o enlatado, se for em água) e cebolinha.

Jantar

As receitas abaixo são mais rápidas (e muito mais deliciosas) do que pedir comida – acredite. Compre quinoa cozida e arroz integral e prepare as seções de comida para economizar tempo e certifique-se de que você não está com pouco tempero na despensa, como azeite de oliva, óleo de gergelim e tamari.

Opção 1:

“Arroz” de Quinoa

Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio. Adicione 1 copo de quinoa e cozinhe por 2 minutos. Adicione meio copo de ervilhas e cenouras picadas e cozinhe por mais 2 minutos. Faça um buraco no centro, adicione 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado e quebre um ovo, mexendo com uma espátula para misturar. Adicione cebolinha, óleo de gergelim e tamari, misture para combinar tudo e sirva.

Opção 2:

Frango no curry

Aqueça um pouco de óleo de coco em uma panela em fogo médio. Adicione curry e refogue por 30 segundos. Adicione 1 lata de leite de coco e leve ao fogo brando. Adicione couve-flor, abóbora e peito de frango em fatias finas. Cozinhe por 5 minutos ou até que o frango e os legumes estejam cozidos. Tempere a gosto com sal e sirva com arroz integral com sementes de gergelim pretas salpicadas por cima.

Opção 3:

Macarrão de Arroz Integral com Linguiça de Peru e Acelga

Aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em uma frigideira em fogo médio alto. Adicione a salsicha de peru amassada e cozinhe até dourar. Acrescente uns dentes de alho fatiados e flocos de pimenta e cozinhe mais 1 minuto. Adicione uma acelga e refogue por 1-2 minutos, ou até a acelga murchar. Acrescente macarrão de arroz integral já cozido à panela e misture todos os ingredientes (adicionando um pouco de água para não deixar grudar no fundo). Tempere a gosto com sal e pimenta e sirva com um pouco mais de azeite de oliva sobre o topo.

 

É importante também aderir algumas regrinhas durante o seu detox de fim de ano. Por exemplo, nada de cafeína, álcool, glúten, açúcar adicionado, óleos processados ​​e manteigas (por exemplo, margarina), óleos vegetais (por exemplo, canola e milho), carne vermelha, soja e laticínios. Tudo isso acaba “inchando” o nosso corpo e atrapalha o metabolismo. Além disso, beba bastante água e não pule refeições!

Você pode fazer este detox de fim de ano por no máximo 3 dias. Lembrando que é sempre recomendável conferir com um médico antes para saber se estas opções se adequam a você. Se sim, não tenha medo de experimentar nas receitas! Crie as suas próprias e depois compartilhe conosco! 😉

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux