Dicas da Gloria | Bemglô : Saúde com Carla Folly

Saúde

Sabe aquela dor intermitente que atrapalha o seu dia a dia? E a rigidez do corpo após um agitado dia de trabalho? Além de incomodar e atrapalhar, elas afetam nossa saúde de diversas maneiras. Por isso mesmo que Gloria e a fisioterapeuta Carla Folly ensinarão nesta nova série “Dicas da Gloria” movimentos simples que trabalharão a reabilitação corporal!

Esses movimentos focam a nossa reabilitação como um todo. Uma “reprogramação”, se assim preferir denominar. Consiste em recuperarmos movimentos que são inerentes ao ser humano e que executamos com facilidade quando crianças e jovens, mas que ao longo do tempo perdemos, seja pelo sedentarismo, pela falta de movimento no dia a dia ou até pelos muitos compromissos a que estamos submetidos.

Antes de mais nada, pretende-se desconstruir a separação que existe entre nós e “o corpo”. O corpo não é uma entidade com vida própria. O “nosso corpo” somos nós mesmos! Portanto, repense frases como: “meu corpo não consegue” ou “meu corpo não é pra isso”. Em primeiro lugar, se reconecte com você mesmo e entenda que você é o seu corpo e vice-versa. É tudo você! Após isso, entenda mais uma coisa: você conseguirá realizar tudo o que desejar, basta respeitar o seu tempo!

Pensando no bem estar geral, esses exercícios podem ser executados em casa por qualquer pessoa de qualquer idade, respeitando as suas limitações temporárias. A ideia principal é que cada episódio seja um passo a passo da recuperação corporal, em que gradativamente aumente-se a dificuldade e quantidade de articulações envolvidas no movimento.

Dentro desses 12 exercícios, teremos movimentos que trabalham todas as nossas articulações, mesmo que em alguns deles o foco seja mais específico do que em outros, uma vez que o princípio básico deste trabalho é o de que “tudo em nós funciona junto”.

Como alguns movimentos melhoram nossa saúde

Uma determinada dor em algum lugar, com o tempo, poderá afetar outras áreas e desencadear novos problemas de saúde. Por isso, é essencial que tratemos as causas das nossas dores ao invés de focarmos apenas nos locais em que elas se manifestam.

Por exemplo, uma pessoa acometida por estresses diários que possui dores nos ombros: a tensão do estresse influencia nas articulações, que por sua vez travam os ombros. Tratar apenas da dor nesse local não é suficiente, porque se o nível de estresse continuar, ela pode voltar a se manifestar em outra área, mantendo essa pessoa em um ciclo intermitente de dores. É necessário que haja todo um trabalho físico e psicológico, em que cada um esteja disposto a reavaliar sua rotina e reformular seus hábitos.

A intenção do programa é realizar uma movimentação simples que beneficiará a todos. Talvez por isso, algumas pessoas não os encarem como “eficientes”. Porém, se refletirmos, o nosso instinto, o que nos é natural, são justamente esses exercícios. Deitar, rolar, engatinhar…Fazemos tudo isso quando estamos crescendo. A criança fortalece a sua musculatura através desses movimentos, então porque não estaríamos também fortalecendo a nossa?

Portanto, toda a proposta de movimento não trabalhará ou será específica para um lugar só. Ela será específica para cada pessoa, com movimentos que englobam várias articulações e que em alguns momentos focarão em alguma área mais específica, sem perder o preceito de trabalhar o conjunto.

O primeiro desafio, segundo a fisioterapeuta, é fazer as pessoas irem para o chão. Quantas vezes ao dia você senta ou deita no chão? Provavelmente, poucas. E é nele em que os movimentos aqui trabalhados se realizarão! Mas não tema! Se é difícil para você sentar no chão, ou deitar, não tem problema. Os movimentos iniciais podem ser realizados em uma cama, mas a intenção é que você passe para o chão assim que conseguir. O importante é não desistir e praticar diariamente!

Vamos juntos?

A Bemglô te espera com novos episódios a cada semana, a partir do dia 11 de dezembro!

Difusor de Essência Bemglô 200ml - Avatim

Difusor de Essência Bemglô 200ml – Avatim

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux