Fotografia: dicas para leigos

dicas de fotografia para leigos

Hoje é o dia da fotografia e o Arte&Cultura desta semana não poderia ser sobre outro assunto. Por isso, a gente vai te dar dicas simples e muito bacanas para a hora de fotografar. Não precisa de câmera profissional e nem de muito conhecimento, basta ter um olhar criativo e experimentar coisas novas!

Dicas de Fotografia

Zoom

A maioria das câmeras (seja a da câmera digital ou até mesmo em celulares mais novos) possui zoom. Com ele, é possível brincar de desfocar o fundo, o que deixa a foto pra lá de interessante. No começo é difícil, mas vale a pena ir testando até chegar no resultado desejado. Para começar, se distancie um pouco do objeto que você pretende fotografar e aperte o zoom. Quando você focar o objeto, o fundo vai desfocar.

Fundo desfocado no zoom

Fundo desfocado no zoom

Luz do sol

Nada melhor do que a luz do sol para fotos lindas! Aliás, esta é a maior dica: uma boa foto depende da luz direcionada no lugar certo. Logo, prepare a câmera para os momentos em que o sol está lá mostrando ao que veio.

Outras luzes

Caso você queira experimentar outras luzes ou esteja em um dia sem muito sol, experimente brincar com luzes artificiais. Lanternas, luminárias, pisca-pisca, fogueira, velas…use a criatividade e experimente! Se unir esta técnica ao zoom, você ainda pode conseguir um efeito Bokeh, que são essas “bolinhas ao fundo” do efeito da luz como aparecem na foto abaixo.

Efeito Bokeh

Efeito Bokeh

Fundo

Dependendo da foto, é bacana pensar no enquadramento e no que está compondo ao fundo. Além disso, se você não usar uma câmera profissional, o fundo não ficará tão desfocado. Escolha uma parede branca ou de outra cor que seja lisa, sem detalhes que desviem a atenção do principal.

Ângulo

Fotos tiradas do alto ficam incríveis. Não se acanhe: suba na cadeira, procure lugares elevados no cenário e inove para ter resultados pra lá de originais.

Movimente-se

E por falar em se mexer, este é outro tópico importante na fotografia. Sair do seu lugar confortável faz toda a diferença nos resultados. Experimente mudar ângulos, ande de um lado para o outro ou inclua objetos na sua “cena”. Nesta hora, sinta-se livre para criar o que quiser.

Seja do contra

Na arte em geral, romper com os padrões é praticamente uma ordem. Na fotografia não é diferente: ao invés de colocar a pessoa no centro da foto, por exemplo, experimente colocar ela bem embaixo no enquadramento, deixando aparecer o céu na maior parte da foto. Outra ideia é olhar para cima sempre. Observe as escadas dos prédios em caracol de baixo para cima, fotografe topos de prédios e por aí vai.

Atenção ao enquadramento

Atenção ao enquadramento

Experimente, crie e invente! 😉

Até a próxima.

Kit Lambe-Lambe - Gol do Brasil

Kit Lambe-Lambe – Gol do Brasil

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux