A diversidade da culinária recifence

Culinária Recifence

Uma das Capitanias Hereditárias mais bem sucedidas logo após o descobrimento do Brasil, Pernambuco se aproximou de muitas culturas durante o século XVI e essa influencia dura até os dias de hoje. Holandeses, portugueses, africanos e indígenas contribuíram para a criação de uma culinária muito rica e refletiu em Recife, centro econômico e cultural do estado, um resultado positivo dessa soma cultural.

Por ser uma cidade portuária, Recife sempre teve acesso ao fornecimento de insumos de todos os lugares. Há muito na culinária da cidade que não se consegue explicar a sua raiz, mas devemos ressaltar pratos que foram criados a partir da matéria-prima das terras recifenses: a variedade de peixes e camarões regados a muito leite de coco; o aipim, ou macaxeira, que faz as famosas e saborosas tapiocas; e não podemos deixar de citar sua maior estrela: o Açúcar.

Tudo em Recife está em torno do açúcar e até suas bebidas são muito doces. Pernambuco é há mais de 400 anos o maior produtor de Cana do país, tendo exportado o produto para toda a Europa.  Por isso hoje vamos te ensinar aqui duas receitinhas de doces típicos da culinária daquelas terras – O famoso bolo de rolo e o bolo Souza Leão.

Delícias da culinária recifence

Bolo de rolo

250 gramas de farinha de trigo

5 ovos.

250 gramas de açúcar.

250 gramas de manteiga.

O recheio vai depender do seu gosto. Costuma-se utilizar na receita de bolo de rolo a goiabada e caso você deseje manter esse doce, basta usar meia lata de goiabada derretida em banho maria. Existem alguns doces que já são vendidos em compotas, mas são bem mais caros.

Modo de preparo:

Com todos os materiais para a receita de bolo de rolo em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo para preparar seu bolo de rolo.

  • Na batedeira misture o açúcar e a manteiga até alcançar uma consistência bem cremosa e amarelada.
  • Na mistura anterior acrescente todas as gemas e vá misturando na batedeira uma a uma. É importante que não despeje todas de uma única vez.
  • Em outro recipiente bata as claras em neve até alcançar o ponto de suspiro.
  • Misture as claras batidas no primeiro recipiente e bata até formar uma consistência bem pastosa e ainda amarelada.
  • Peneire todo o trigo e acrescente nesse creme aos poucos. Bata até misturar bem.
  • Despeje uma camada bem fina da massa em uma assadeira retangular já untada com trigo e manteiga.

 

A receita dá para fazer sete camadas em espessura bem fina. Ao assar todas, deixe esfriar e desenforme sobre um papel manteiga. Aplique o doce sobre a primeira camada e enrole com cuidado para não quebrar. A medida que uma camada for acabando, você já une com a segunda e repete o processo até completarem-se todas elas.

Bolo Souza Leão

Foto: DoPernambuco.com

5 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água fria
2 xícaras de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 kg de massa de mandioca (puba)*
16 gemas
3 xícaras de leite de coco

Modo de preparo:

Unte uma forma redonda com manteiga e farinha.

Em uma panela, misture o açúcar e água. Leve ao fogo médio e, mexendo sempre com uma colher de pau, deixe o açúcar se dissolver.

Assim que a calda começar a ferver, pare de mexer. Tire do fogo quando estiver em ponto de fio. (Dica: para saber se está no ponto, cuidadosamente pingue uma gota de calda em um recipiente com água e estique o caramelo com os dedos. Ele deverá formar um fio que se rompe com facilidade).

Junte imediatamente a manteiga e o sal, misture e deixe esfriar.

Em uma tigela, coloque massa de mandioca e alternadamente vá juntando as gemas uma a uma e o leite de coco. Misture bem, acrescente a calda já fria, misture e coe três vezes em uma peneira fina.

Coloque em uma forma redonda, leve ao forno e asse em banho-maria por cerca de 50 minutos ou até ficar dourado. Espere esfriar para desenformar.

 

Se você assa, você compartilha!

Divirta-se na cozinha e divida as receitas com quem ama!

 

 

Avental Preto Ecopet Laranja Carmen Miranda - Rede Asta

Avental Preto Ecopet Laranja Carmen Miranda – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux