Do que minhas roupas são feitas?

roupas

Em tempos de sustentabilidade em pauta, precisamos rever os nossos conceitos e hábitos sempre que possível. Muitas marcas de roupas e acessórios, justamente por pensar na preservação do nosso planeta, resolveram fazer moda de um jeito diferente: utilizando materiais orgânicos e do bem, além dos reciclados. O resultado são roupas, acessórios e calçados super lindos e cheios de estilo. Mas como saber por onde procurar? Além de conhecer as marcas, é importante saber pelo que estamos procurando. Por isso, separamos alguns materiais do bem que, quando você estiver checando o que compõe a sua roupa, você terá a certeza de que está adquirindo um produto ecologicamente correto!

Usando tecidos ecológicos na produção de roupas e acessórios

Seda ecológica

O cultivo dos casulos que originam a seda ecológica é realizado de forma artesanal em plantações onde não há o uso de agrotóxicos. Os resíduos do processo são reaproveitados em plantações e a fiação deve ser feita manualmente, o que gera renda para as comunidades produtoras.  O tingimento é 100% natural e são utilizados pigmentos vegetais retirados da natureza, como cascas de cebola, folhas de manga e sementes de urucum.

Cânhamo

O cânhamo (conhecido como hemp) é uma fibra natural altamente durável que não requer pesticidas e precisa de pouca água para crescer. Por se tratar de uma fonte renovável, os fazendeiros podem manter plantações de cânhamo ano após ano. As fibras de cânhamo podem ser usadas em vestuário, cosméticos e papéis. Para tornar o cânhamo menos rígido, as fibras geralmente são misturadas com algodão e seda.

Couro vegetal

Com um processo 100% artesanal, o tecido vegetal chamado popularmente de “couro vegetal” é feito à base de látex natural, extraído das seringueiras nativas da floresta amazônica. Para sua produção é utilizado um tecido de algodão banhado em látex, defumado e vulcanizado em estufas especiais. A comercialização deste tecido se tornou uma esperança para melhoraria de vida dos seringueiros, sua permanência na floresta e o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Tencel

O tencel é um tipo de tecido obtido através da polpa de madeira natural da celulose e é totalmente biodegradável. Seu processo de fabricação utiliza produtos químicos menos tóxicos, além de tudo ser reciclado, o que previne o desperdício. Além disso, as roupas feitas com tencel são mais resistentes e absorventes do que as feitas algodão, mais suaves que as de seda e mais frescas que as de linho.

 

Descobrir de qual fibra é feita cada peça não é difícil: basta olhar na etiqueta de composição (a mesma etiqueta que contém as informações sobre como cuidar da sua peça em casa) e conferir os materiais de que elas são feitas. Isso nos ajuda a reconectar com o processo de produção e pós-consumo das nossas peças de roupa, o que nos torna cada vez mais conscientes.

Procure pela etiqueta das suas peças e confira como e quem fez as suas roupas!

 

BOLSA GLOW - REDE ASTA

BOLSA GLOW – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux