Documentários de Amor à Natureza

documentários

Somos atualmente 7.6 bilhões de pessoas no mundo, partilhando o planeta Terra como nossa casa e berço para todas as áreas vitais da nossa vida, como alimentação, moradia e trabalho. Tudo vem da terra, cada ato, por menor que seja, está intrinsecamente ligado à natureza e tem o seu impacto sobre ela. Nós dependemos da terra. Mas anos de exploração desenfreada, sem termos como consumo sustentável, energia renovável e responsabilidade sobre o meio ambiente fez com que a natureza que tanto nos dá esteja às margens de um colapso. Há desmatamento, aquecimento global, poluição dos mares e rios, espécies em extinção, e tudo está ligado. O que fazer diante disso? Onde está o nosso amor pela natureza? Pensando nisso, listamos abaixo alguns documentários que se propõem a debater a situação atual sobre o meio ambiente, as diversas questões que influenciam para o caos ambiental, e compartilhar histórias de verdadeiro amor e dedicação para manter verde a natureza que é base de toda a vida. Confira:

Documentários sobre a Natureza que vale a pena assistir

Born to be Wild

Born to be Wild é um documentário emocionante que fala sobre luta e nossa capacidade de mudar o mundo. Conta a história de duas mulheres que se dedicam a cuidar e reabilitar animais em risco de extinção para retornarem ao mundo natural. É um documentário que nos mostra como amar e agir para contribuir com as tristezas que por vezes assolam a natureza.

Sinopse: “Born to be Wild é uma história de amor, dedicação e notável vínculo entre seres humanos e animais. Este filme documenta orangotangos e elefantes órfãos e pessoas que resgatam e criam espécies em risco de extinção. Born to be Wild é uma aventura emocionante que transporta os espectadores para as exuberantes florestas tropicais de Bornéu com a mundialmente famosa primatologista Dr. Birute Galdikas e com a célebre autoridade de elefantes Dame Daphne Sheldrick. O filme mostra como elas e suas equipes resgatam, reabilitam e devolvem esses incríveis animais de volta à natureza.

Enchanted Kingdom

Enchanted Kingdom (Reino Encantado) é um documentário visual: sua proposta é navegar pelo desconhecido da natureza e mostrar como somos mínimos diante a imensidão da terra, da natureza e das espécies. É um filme que nos mostrará não somente a beleza, mas nos fará perceber que não somos donos da terra como por vezes pensamos ser. Somos filhos dela.

Sinopse: “Uma jornada fascinante através dos reinos da natureza para descobrir que o mundo natural é mais estranho, mágico e místico do que qualquer coisa que você poderia imaginar. Você será levado de florestas encantadas ao submundo dos mares, a maior coleta de vida selvagem na Terra. Você irá experimentar a natureza como nunca foi visto antes. Filmado com tecnologia 3D inovadora, o Enchanted Kingdom oferece uma nova perspectiva da Mãe Terra. Cenas inspiradoras, repletas de beleza e majestade, mostram o verdadeiro conto de fadas em nosso mundo muito surreal.

Amazônia Eterna

Amazônia Eterna é um filme importantíssimo quando debatemos a natureza. Em nosso país está a principal floresta do mundo, berço de uma das maiores biodiversidades deste planeta. É nossa responsabilidade contar sua história, compreender o seu momento atual e contribuir com as lutas que os povos locais enfrentam diariamente para manter vivo este santuário. Dentre diversos documentários, este é definitivamente uma contribuição para construirmos dentro de nós este amor e sentimento de responsabilidade.

Sinopse: “Uma floresta que gera esperança, oportunidades e futuro. A maior floresta tropical do planeta já abriga diversas iniciativas que aliam com sucesso ecologia e economia. A Amazônia não é só a grande causa da humanidade, é também a protagonista das mudanças que irão ditar nosso futuro. Essa é a defesa do documentário Amazônia Eterna: protagonista do século XXI.”

Sustentável

Quando falamos em natureza, as florestas, mares e rios são nossa principal preocupação. Mas dentro dos centros urbanos, como a natureza está sendo tratada e como os alimentos que consumimos chegam até nós? As cidades são a lembrança do poder destrutivo do ser humano, e de dentro dela também deve surgir iniciativas de transformação. Sustentável é um dos nossos documentários escolhido que nos conta sobre a importância de recomeçar e formar um novo modelo de sociedade.

Sinopse: “Uma investigação vital da instabilidade econômica e ambiental do sistema alimentar americano e das questões agrícolas que enfrentamos – perda de solo, esgotamento de água, mudança climática, uso de pesticidas.. Sustainable é um filme sobre a terra, as pessoas que trabalham e o que deve ser feito para sustentá-la para as futuras gerações.

Terra

Não há palavras para a arte das produções de Yann Arthus-Bertrand, fotógrafo francês que assina este documentário. Assim como em Humano, que evidencia a beleza da vida humana, Terra vai mostrar a poesia presente em toda a vida e a luta que é manter a Terra viva. Um filme que fecha essa lista por ir no tocante da questão: o quanto amamos a nossa própria casa? O quando amamos o solo em que pisamos?

Sinopse: “Em apenas 500 gerações, os humanos passaram da sobrevivência para as espécies dominantes. Eles viraram as costas ao mundo selvagem, escravizaram ou aniquilaram. Por que processo a humanidade tomou o poder? O que significa civilização? Qual é a visão da vida? Quanto tempo este modelo durará? Os animais selvagens tornaram-se os piores refugiados na Terra. Animais de estimação estão apenas em espera. Ao preço de que sacrifício o homem é construído? E se a condição humana não fosse distinta da vida animal? Esse é o foco desse filme sem entrevistas, filmado no ar e no solo nos lugares mais espetaculares do planeta, graças a uma equipe internacional de cineastas de animais. Um filme para reconectar com respeito pela vida.

 

Diferente das produções de ficção, os documentários falam da vida real: cada cena, cada fato e diálogo fazem parte da nossa vida. Listamos 5 mas há diversos filmes que retratam o nosso planeta, suas riquezas e belezas; e é importante que sempre nos lembremos de que somos capazes e devemos contribuir com a preservação, seja na Amazônia, ou trazendo a sustentabilidade para dentro de casa. Tudo está ligado!

Esperamos que assistam, gostem e tenham uma sessão de muita reflexão!

 

Capa Almofada Amuletos

Capa Almofada Amuletos

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux