Escola do Olhar

Escola do Olhar

Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio (MAR) é fruto de um enorme processo de revitalização pelo qual passou o centro da capital carioca, que levou à zona portuária diversos pontos de cultura. A Escola do Olhar é a iniciativa responsável por criar ponte entre a arte que circula no museu e a comunidade, organizando diversos cursos, atividades culturais e parcerias com escolas e universidades. A Escola funciona em simultâneo ao Museu, e faz uso dos espaços e exposições para pensar a educação, ensino, história, arte, e promover um intercâmbio entre todas essas áreas.

O fundamento da Escola do Olhar

O Museu de Arte do Rio reside na Praça Mauá, coração do porto do Rio de Janeiro onde 5 anos atrás era uma zona degradada e de difícil acesso. Por muitos anos, foi uma área evitada por grande parte da cidade, até que um projeto gigantesco em parceria com a prefeitura, governo estadual e federal passou a reestruturar toda a região. Hoje, a praça Mauá acolhe não só o MAR como também o Museu do Amanhã, outro expoente da arte e da ciência no Rio de Janeiro.

Como parte de um processo de revitalização não só estrutural, mas também cultural, que ainda ocorre no centro, a Escola do Olhar é uma importante iniciativa do Museu de Arte para se fazer circular o trabalho que se produz dentro do museu e estimular a comunidade a estarem cada vez mais presentes nesses pontos de cultura. A Escola do Olhar se define como uma escola que tem um museu, ao mesmo tempo que um museu que tem uma escola.

O MAR, por meio de sua Escola do Olhar, desempenha sua função primeira que é a educação. A Escola do Olhar é um espaço de formação continuada que se propõe estimular e disseminar a sensibilidade e o conhecimento. Compreendendo a educação como campo aberto a diferentes estímulos, a Escola do Olhar apresenta, em seu escopo, atividades que se relacionam com os eixos do ensino formal, direcionados a professores e educadores em todo arco da educação – da infantil à pós-graduação. Da mesma forma, busca se integrar a rotinas e desafios de um processo educativo que aconteça também para além dos muros da escola, tendo sempre como mote a arte e a cultura visual.” (Informação do portal da instituição).

Como participar da Escola do Olhar

A Escola do Olhar amplia os horizontes do Museu de Arte do Rio com uma série de cursos, workshops, seminários e programas especiais de visitas e aos finais de semana. Os cursos se dividem em duas modalidades: curta duração (carga horária de 3 a 15 horas) e média duração (de 16 a 45 horas). Alguns projetos fixos da Escola são: Formação com Professores, Mediadores, História da Arte e do Rio, curso de Curadoria e também Educação Infantil.

No curso de Formação com Professores, os educadores do MAR se encontram para investigar as exposições em cartaz para pensar como a arte pode acontecer na escola. Cada vez a partir de um novo tema. Já a Formação de Mediadores foca em estudantes e profissionais interessados no campo da educação em museus; aborda modos de fazer, saber e relacionar a arte com os processos de aprendizagem. Nessa modalidade, pensa-se como a educação pode acontecer no museu.

O curso de História da Arte desenvolve conceitos, processos e movimentos artísticos de diferentes momentos da história da arte brasileira e internacional, com aulas ministradas por importantes pesquisadores brasileiros. Já História do Rio propõe resgatar o passado carioca com o auxílio de diversas especialistas de diferentes instituições, tendências e idades. O objetivo é oferecer um olhar amplo e contemporâneo sobre a história da cidade.

O Curso de Educação Infantil é voltado para educadores “interessados em refletir sobre as relações crianças-museus-educação e desenvolver estratégias para a exploração do MAR, e outros museus, com crianças que tenham menos de 6 anos de idade”. Enquanto o curso de Curadoria é voltado a compreender a prática da curadoria contemporânea. Para isso o programa se divide em dois: o Curso de Introdução e o projeto Conversa com Curadores. Enquanto as conversas se desenvolvem em uma série de palestras e encontros de trabalhos com profissionais convidados, o Curso de Introdução experimenta a prática curatorial a partir de conceitos e práticas sobre o circuito da arte no Brasil e as especificidades do trabalho no país.

Visite o MAR e a Escola do Olhar

No portal do Museu de Arte do Rio, jé possível conhecer a extensa programação preparada já para o início de 2019, dentre elas as exposições assim como projetos educacionais da Escola. Confira a programação aqui. O Museu fica na Praça Mauá, número 5, centro do Rio. Escolas, universidades, organizações e grupos diversos ainda podem participar do projeto de visitas educativas, com guia, debates e atividades interativas sobre as exposições. Basta escolher entre 4 eixos temáticos propostos pela Escola do Olhar.

“Práticas artísticas contemporâneas”, que debate as diferentes linguagens da arte; “Meu corpo no museu”, que reflete a sociedade e as relações coletivas com o espaço; “Guardar para lembrar”, que pensa as relações de memória e construção de identidades a partir do patrimônio; e “Veja o Rio de Janeiro”, visita que propõe o diálogo sobre os diferentes olhares e percursos sobre o Rio de Janeiro, com os diferentes aspectos da cidade e do imaginário carioca.

O MAR funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$20 com meia entrada a R$10 para estudantes, pessoas com deficiência, acompanhantes, moradores da cidade do Rio de Janeiro e jovens com até 21 anos. Às terças-feiras, o acesso é gratuito para todos. Mais informações pelo telefone: (21) 3031 2741.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux