Estudante une leitores negros a doadores de livros em todo o Brasil

Há um ano, no Dia Nacional da Consciência Negra, cansada de ações pontuais para fortalecer o acesso de jovens negros, como ela, aos livros, a socióloga Winnie de Campos Bueno utilizou as redes sociais para desabafar e acabou criando um movimento que tem mudado a vida de outros jovens negros em todo o país.

Ela questionou o papel de pessoas que se dizem antirracistas, conclamando-as a doarem livros para pessoas negras que não teriam condições de comprá-los. O questionamento foi compartilhado à exaustão, e pessoas passaram a entrar em contato tanto para pedir como para doar livros.

Foi quando ela decidiu filtrar todas essas mensagens e unir os doadores àqueles que buscavam por livros, pedindo que as pessoas especificassem quais livros queriam, e quais poderiam doar. Winnie sozinha passou então a conciliar aqueles que falavam dos mesmos títulos, propiciando o compartilhamento de contato um do outro, para garantir a doação.

O projeto cresceu mesmo quando editoras se prontificaram a participar, contribuindo para que mais de 1.000 livros com temática de consciência negra chegasseM a jovens de todo o país neste exato 1 ano de projeto.

Tudo isso foi feito na conta pessoal de Winnie no Twitter, que tornou-se o ponto central para o que ela chamou de #TinterdosLivros. Para participar, basta fazer uma publicação na rede social utilizando a hashtag e dizendo qual título você precisa ou tem para doar.

Seja você um doador ou um jovem em busca de literatura, vá até o perfil de Winnie e envie uma mensagem direta informando seu nome e endereço completo, e também o título, autor e editora do livro em questão. O nome da conta hoje é “Eu conecto pessoas através de livros”, e essa é a mensagem principal do projeto. Através da internet, Winnie construiu uma ponte de livros, de conhecimento mas também de afetos.

Não se esqueça que a iniciativa tem como foco distribuir livros para jovens negros, mas todos estão mais do que convidados a doar e fortalecer essa rede. 

Para saber mais, confira aqui os detalhes.

Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux