Exposição Aromas e Sabores

aromas e sabores

Uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial: essa é a proposta da exposição Aromas e Sabores, que ocupa a Japan House de São Paulo até o próximo dia 30 de setembro. A exposição, com curadoria assinada por Felipe Ribenboim, é estruturada em três etapas: Identificação, Construção e Sensorial. Em cada uma delas o visitante descobrirá instalações que trabalham os paladares e fragrâncias característicos da cultura japonesa. A visitação é gratuita de terça à domingo a partir das 10h.

Como aponta o curador, “os aromas e os sabores são significados e valorizados de maneiras diferentes por diversas culturas”, e as instalações na Japan House questionam: de onde vem o sabor dos alimentos? Como o cheiro contribui na construção do sabor? como o corpo humano identifica?

Uma instalação de destaque é a Labirinto Olfativo – Descobrindo as flores das cerejeiras, da artista plástica Maki Ueda. Nela, os visitantes são guiados ao longo de um trajeto apenas pelo olfato. Ela conta: “Falando geralmente sobre o olfato, muitas vezes pensamos em suas aplicações práticas: perfumaria, higiene pessoal, aromatizantes etc. Contrariamente, concentro-me nas partes que estão relacionadas a memórias, emoções, percepções e experiências. O cheiro que apresento é como uma peça de pintura”. Outras experiências incluem alga, wasabi e outros temperos, bebidas e incensos característicos do Japão, além de uma degustação cega de balas desenvolvidas exclusivamente pela casa de aromas e fragrâncias Takasago.

Conhecendo a história do Japão através da Exposição Aromas e Sabores

Para além do que já se conhece sobre a história do Japão, a exposição Aromas e Sabores possibilita conhecer o país de maneira profundamente sensível e subjetiva. Para a diretora cultural da Japan House de São Paulo Natasha Barzaghi Geenen, está é uma nova maneira de desvendar a cultura japonesa: “Com a valorização de todos os sentidos, apresentamos o universo japonês e uma imersão completa a partir de elementos que ainda não fizeram parte de nossa programação. Neste momento, trazemos o Japão para ser apreciado e compreendido por meio de um outro prisma.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seja um novato ou apaixonado pela cultura japonesa, a exposição certamente te trará novas formas de contato com uma cultura. Não deixe de visitar. A Japan House São Paulo fica na Avenida Paulista, 52, próximo da estação Brigadeiro, linha verde do metrô.

 

BOLSA TEAR TIRACOLO LISTRAS ÉTNICAS - REDE ASTA

BOLSA TEAR TIRACOLO LISTRAS ÉTNICAS – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux