Exposição Êxodos de Sebastião Salgado em Curitiba

exposição Êxodos

A dica de hoje é a exposição “Êxodos” de Sebastião Salgado que fica na Caixa Cultural Curitiba de 30 de novembro até 12 de fevereiro de 2017. A mostra reúne fotos de pessoas de mais de 40 países que foram obrigadas a deixarem sua terra natal.

Sebastião descobriu no trabalho fotográfico uma forma de enfrentar os acontecimentos planetários. Dessa forma, ele tornou-se um dos principais e mais venerados fotógrafos da atualidade no campo do fotojornalismo. Desde os primeiros momentos ele se dedicou a retratar os excluídos, os que se encontram à margem da sociedade.

A exposição

Durante a exposição, o visitante pode conferir as fotografias que estão divididas em cinco temas centrais: a tragédia sem paralelo da África; os conflitos da luta por terra; refugiados e migrados; novas megalópoles asiáticas; e retratos de crianças, personagens que mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana.

Na mostra, há registros de imagens de fugas de migrantes e refugiados em diversas partes do globo, de conflito de terras e da urbanização da América Latina. Ao todo, 60 pôsteres com os temas “África”, “Luta pela Terra”, “Refugiados e Migrados”, “Megacidades” e “Retratos de Crianças” estarão à disposição do público.

Segundo o autor, o último segmento corresponde ao registro fotográfico da pergunta “Como é possível uma criança sorridente representar o infortúnio mais profundo?” e foi originado devido às várias crianças presentes nos locais por onde passou e que, segundo ele, eram “loucas para serem fotografadas”.

Especialmente no dia 7 de dezembro, às 18h, haverá exibição do documentário “O Sal da Terra” (2015), com direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, que tem como enredo a trajetória do fotógrafo. A retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes da exibição.

A entrada é gratuita e e você pode conferir de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.

Aproveite!

Fotografia Isadora de Emmanuelle Bernard

Fotografia Isadora de Emmanuelle Bernard

Comprar

 

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux