Família é mesmo o seu porto seguro?

família

Família é aquela base, aquela estrutura forte que levamos para a nossa vida e que nos constrói por dentro e por fora, certo? É aquele porto seguro, o lugar o qual podemos contar, mesmo que nossa vida não seja como havíamos planejado, não é mesmo?  Depende, ela pode ser uma experiência traumática para algumas pessoas que tenham crescido em um lar sem amor e respeito. O fato que tem se tornado cada vez mais evidente é que a estrutura familiar tem se modificado enormemente e os novos formatos de família nos mostram que o amor tem infinita capacidade de se renovar.

Na semana passada, falei sobre futurólogo americano Alvin Toffler,  falecido em 2016, que escreveu, na década de 70, FUTURE SHOCK (choque futuro, em tradução livre), onde previa grandes transformações na sociedade e nas insituições tradicionais, como a família.

De uns tempos para cá o entendimento do núcleo familiar evoluiu.E embora alguns creiam que a família acabou, vejo isso como evolução.

Os grandes desafios para os novos modelos de família

Antigamente o amor não era necessariamente a base para a criação de um núcleo familiar e sim, questões de poder político ou financeiro. Acredito que a liberdade de amar e ser amado são as chaves para uma sociedade melhor.

Segundo o dicionário, “Família” é um agrupamento humano formado por indivíduos da mesma ancestralidade ou ligado por laços afetivos. Cada vez mais vemos surgir novos formatos de famílias que foram formadas por laços afetivos. Seja ela formada por humanos e animais; heteroafetiva ou uma homoafetiva, o importante é ser o amor a matéria prima para a construção desses laços que são eternos!

O direito à união estável foi uma grande conquista para essa parcela da população, mas principalmente, para a sociedade, que ganha também.

Essa nova constituição de “família”, assim como outras formulações, trazem o debate desse assunto, os desafios, as barreiras e os preconceitos que essas novas ideias de família enfrentam. Evidenciam, também, o valor que o respeito às diferenças têm para a construção da humanidade.

Veja este vídeo, de um programa bem esclarecedor sobre novas famílias:

Novos modelos de famílias já existem e, acima de tudo, eles nos ajudam a desconstruir velhos pensamentos, renovando as esperanças de união entre as pessoas prezando o amor e o respeito.

Até a próxima semana!

Beijos,

 

 

 

 

Móbile Porta Retrato Verde 6 Fotos - Rede Asta

Móbile Porta Retrato Verde 6 Fotos – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux