Festival Internacional de Linguagem Eletrônica no CCBB-BH

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Pela primeira vez o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), evento itinerante nascido em São Paulo, em 2000, chega em terras mineiras! Desde o dia 19 de janeiro a exposição Disruptiva – A arte eletrônica na época disruptiva pode ser visitada no CCBB-BH. Com trabalhos interativos, games, realidade virtual e muitas atrações super diferentes, o espectador é convocado para viver experiências e sensações que só são possíveis graças à tecnologia.

Durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o visitante poderá tocar, pular, balançar, imergir, jogar e brincar com a instalação, além de ser embalado a vácuo, mudar de cabeça e balançar em um mundo real e virtual ao mesmo.

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica foca na interatividade

A curadoria foi feita com base na ideia de disruptura no comportamento do público. A partir da premissa de que as tecnologias estão mudando o comportamento das pessoas, o curador buscou obras que permitem as experiências corpóreas. As mais de 120 obras serão agrupadas em quatro eixos – ou aspectos – que representam um conjunto de novos comportamentos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico.

Na seção corpo vivencial, o foco é nas sensações. Na obra The physical mind, de Teun Vonk, a pessoa se deita entre dois balões gigantes, como se fosse um sanduíche, para “desestressar”.

Já no corpo cinético, o foco é nas obras que lidam com movimento. Usando um óculos 3D, o público pode experimentar a interseção do movimento real e do que se dá dentro dos óculos, uma espécie de realidade virtual.

No eixo corpo virtual, há imersão no mundo criado por meio do uso dos óculos 3D, como o do Oculus Story Studio, que cria a narrativa de uma menina que está no hospital por meio de seus desenhos; ou do Bound, do coletivo Plastic Studios, em que o espectador acompanha uma bailarina reconstruir o espaço onde dança.

Por fim, na seção do corpo lúdico, os visitantes são convidados a interagir a partir de obras que usam a linguagem dos games. Como por exemplo, o belíssimo game Every things, que mostra a criação das primeiras células vivas, os primeiros seres multicelulares e os animais. É um jogo que mostra a evolução da vida no planeta e foi, inclusive, premiado.

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica estará em exposição no CCBB de Belo Horizonte até dia 19 de março. Não perca!

 

Serviço:

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE)

CCBB- Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450, Funcionários, (31) 3431-9400. Belo Horizonte/MG.

De 19 de janeiro a 19 de março, de quarta a segunda, das 10h às 22h.

Entrada franca.

Porta Controle Remoto Chocolate 3 Divisórias - Rede Asta

Porta Controle Remoto Chocolate 3 Divisórias – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux