Fortalecendo o fígado

O fígado é um órgão vital para o organismo, pois mantém nosso corpo limpo, desintoxica o sangue e transforma açúcar em energia. Além disso, como bem colaborou o Dr. João Curvo na #QuartaGloriosa em video de dezembro sobre a importância do agradecer, o fígado também rege tendões, músculos, e está intimamente ligado aos nossos sentimentos e relaxamento. Por isso, ele também merece ser cuidado.

Para manter esse órgão em sua plena função, é preciso uma alimentação especial. Abaixo, listamos alguns ingredientes (e receitas) que auxiliam nesse cuidado. Confira.

Receitas para desintoxicar o fígado

Creme de cenoura com tomate

A glutationa é uma proteína importante pois contém uma forte ação desintoxicante para o fígado. Ela pode ser encontrada tanto no tomate como na cenoura, ingredientes base dessa receita.

Fonte: Cozinha Fit e Fat

Ingredientes

4 dentes de alho

4 colheres de extrato de tomate

3 tomates em pedaços

2 cenouras em rodelas

1 ramo de alecrim

300ml de água

Sal a gosto

Azeite de oliva

Preparo: Leve a cenoura, tomate, cebola e alho ao forno com sal, azeite e alecrim. Asse em fogo médio por 50 minutos ou até a cenoura amolecer. Transfira para um liquidificador, acrescente o extrato e a água, e bata até obter um creme. Corrija o tempero e sirva com um fio de azeite.

 

Pasta de alho

O alho é um agente na limpeza do fígado por possui enxofre, alicina e selênio, compostos naturais que ajudam o fígado a liberar toxinas.

Fonte: Cozinha Dal Bó

Ingredientes

1 cabeça de alho

300g de cream cheese

3 colheres de maionese

Azeite

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo: Embale a cabeça de alho com papel alumínio. Dentro, tempere com azeite, sal e pimenta. Leve ao forno por 1 hora. Após este período, deixe esfriar, esprema a cabeça para que os dentes saiam levemente da casca, e amasse até desmancharem. Misture com o cream cheese e a maionese. Acerte o sal e a pimenta e leve à geladeira.

 

Risoto de gengibre

O gengibre é um conhecido anti-inflamatório, antimicrobiano e ainda possui propriedades digestivas. Por isso, auxilia na digestão de gorduras e limpeza do intestino, aliviando a sobrecarga do fígado.

Fonte: Com uma Pitada de Açúcar

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo

1/2 colher (sopa) de manteiga

1/2 colher (sopa) de azeite

1/2 cebola em cubos

1 colher (sopa) de gengibre ralado

1/2 xícara de vinho branco seco

4 xícaras de caldo de legumes

Raspas de 2 limões siciliano

Queijo grana padano a gosto

Sal e pimenta do reino branca a gosto

Preparo: Em uma panela, refogue o gengibre e a cebola com a manteiga e o azeite. Adicione o arroz e refogue mais um instante. Acrescente o vinho e mexa até evaporar o álcool. Então comece a adicionar uma concha de caldo de legumes (sempre aquecido) por vez, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Quando a primeira concha evaporar, adicione a segunda. Siga assim até que os grãos fiquem al dente. Então desligue o fogo e misture o queijo e as raspas de limão.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux