Gratidão Coletiva

Para mim, Natal sempre foi uma data para além da religião; uma noite que celebra gratidão. Sempre me preparo e prepari minha casa para esse momento. Amo montar minha árvore enquanto medito sobre os acontecimentos do ano, família, Brasil… amo, principalmente, a troca de presentes. Para mim, Natal sempre foi sobre compartilhar e olhar para o outro.

Por isso, no Natal da Bemglô, marcamos esta data com uma árvore de natal solidária, totalmente feita de garrafas PET. Em cada enfeite, um número; em casa número, uma cartinha de uma criança da Ocupação 9 de Julho pedindo um presente. Impossível imaginar outro desfecho para um ano onde exercitamos muito a resiliência e a persistência.

Diante da ideia de tratar de cada um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU na Quarta Gloriosa, eu hesitei. Achava que, diante todo o caos que estávamos vivenciando, todos estariam paralisados. Mas que alegria ler a pesquisa sobre pessoas se articulando, construindo de muitas maneiras essa Agenda 2030 , para o mundo que almejamos. A Quarta Gloriosa em 2019 foi mais do que um espaço para compartilhar com vocês um pouco do que penso, foi um espaço para jogar luz e potencializar projetos e pessoas de todo o Brasil e mesmo lá de fora que estão construindo um mundo mais inclusivo, sustentável, proativo.

Por exemplo, tivemos projetos premiados por levar água potável para o nordeste com tecnologia brasileira; falamos sobre a arquiteta que foi para a Uganda com o sonho de construir casas para mulheres do vilarejo de Kikajjo; do site Estou Refugiado que possibilita um novo futuro para refugiados que chegam ao Brasil além do Horta na Laje, que transformou Paraisópolis com sustentabilidade e alimentação saudável. Ações que são exemplo de desenvolvimento sustentável e que muda vidas.  De tantas outras iniciativas cujo propósito é fazer o bem..

Erradicação da pobreza, educação de qualidade, energia limpa e consumo responsável são apenas algumas de cada um dos 17 objetivos que certamente devemos levar para a vida.

Chegamos ao final desse ano da maneira que mais gostamos: compartilhando o que faz bem. Dois mil e vinte está logo aí, cheio de novidades e possibilidades. Começamos este ano com uma Rede do Bem super engajada.  A Gratidão é o sentimento cultivado nessa caminhada coletiva, durante todo o percurso.

Muita gratidão por tudo e todes, e até o próximo ano!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux