Grupo Canoa: Produtos feitos com reaproveitamento

Este mês estamos trabalhando aqui na Bemglô diretamente com os objetivos 4 e 5 da Agenda 2030. E o objetivo 5 fala de um assunto muito importante na atualidade: a busca pela igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Isso significa que devemos dar voz e espaço para todas as ações e projetos que trabalham para tornar realidade esse objetivo, transformando a vida de mulheres tanto das gerações atuais quanto das futuras. É por isso que, hoje, escolhemos falar sobre um projeto incrível que justamente trabalha com esse propósito: o Grupo Canoa.

O Grupo Canoa nasceu com o propósito de reaproveitar resíduos de borracha, utilizados pela indústria automobilística, que utiliza esse material na fabricação de peças para montagem de automóveis. Preocupadas com o meio ambiente, o grupo foi formado por mulheres que buscavam não só a proteção do meio ambiente, mas também a geração de empregos e, consequentemente, renda.

Conhecendo o Grupo Canoa

À frente do grupo está Edy Ferreira Ribeiro, costureira, artesã e empreendedora. Quando soube do propósito do projeto e viu o poder que existe no artesanato, não hesitou em participar. São várias mulheres, com histórias e dificuldades diferentes, mas que possuem uma paixão em comum: o prazer em criar peças criativas, cheias de estilo e sustentáveis, através da “terapia” do artesanato.

Ela afirma que, além de se preocupar com a sustentabilidade, o trabalho na associação é uma alternativa de complemento de renda para as participantes, que são pessoas aposentadas ou que não têm como ingressar no mercado de trabalho e que conseguem ter um retorno financeiro com seu artesanato.

“Uma das grandes preocupações da questão ambiental é o acúmulo de resíduos industriais. As empresas não têm o que fazer com esses resíduos, então nós apresentamos uma maneira de transformar esse material que seria poluente em coisas novas, amenizando o impacto ambiental e apresentando coisas úteis e atrativas para o consumidor. O desperdício é o grande vilão que existe em todas as áreas”, afirma Edy.

Além da sobra de resíduos de borracha, o Grupo também trabalha com tecidos de guarda-chuva, retalhos de persiana e câmaras de bicicleta para compor as matérias-primas utilizadas na confecção de seus acessórios.

Não é surpresa que o Grupo já tenha visto seus brincos e colares, por exemplo, sendo utilizados por atrizes na televisão e por modelos em passarelas. Justamente por conta desse trabalho lindo (em todos os sentidos), Edy e sua equipe já receberam vários prêmios. Inclusive o que é conhecido como “Oscar” do artesanato brasileiro, a 4ª Edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Inclusive, os acessórios femininos do Grupo Canoa já foram enviados para locais como Nova Iorque, Berlim e Paris. E, é claro, chegaram aqui na Bemglô também! Dá só uma olhada:

Colar Serpente

O Colar Serpente Colors é fruto do trabalho de artesãs que reaproveitam borracha de vedação e transformam a matéria prima em colares com mais de 10 combinações de cores.

Bolsa Trama

 

Dá pra acreditar que essa bolsa linda foi feita com tela tramada de borracha de vedação? Além disso, a alça é feita em trama de crochê. 100% sustentável e cheia de estilo!

Pulseira Sanfona

Essa peça super moderna é feita de garrote usado em máquina agrícola e borracha sanfonada reaproveitada, tudo isso convertido em pulseira através do trabalho manual de artesãs, que são sempre guiadas por designers!

Brinco Gota

O Brinco Gota é uma das nossas joias sustentáveis, feito à mão e desenvolvido com borracha e anzol de níquel por artesãs que dão nova vida a materiais reciclados. Um trabalho que une perfeitamente design e consciência ambiental!

 

Esses são só alguns dos produtos incríveis do Grupo Canoa que esperam por você no nosso site. Acesse para conhecer e se encantar ainda mais!!

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux