Hatha Yoga

Já falamos sobre o espaço RoverTraining quando o assunto foi Movimento Integrado, mas agora é o professor Edi Lisboa que compartilha com a gente seu conhecimento sobre o Yoga. Você já conhece?

O Yoga é uma prática milenar que remonta às origens da humanidade. Seu propósito sempre foi o de revelar ao ser humano a sua real natureza, paz e felicidade, mostrando assim, o Ser maior que ele é.  Seu sistema de práticas englobam o corpo físico, a esfera emocional, o campo mental, psíquico e a espiritualidade. Tais ferramentas são usadas como meios para produzir o ambiente propício às práticas contemplativas e a meditação.”

O Yoga entrou na vida de Edi ainda na adolescência, por volta dos 16 anos. Foi nos livros que encontrou as primeiras informações, até conhecer o professor que veio a se tornar uma amizade de mais de 20 anos. “Esse episódio mudou a minha vida para sempre”, ele conta.

Yoga na Prática

O Yoga (e não “a” yoga, como corrige o professor) se desdobra em diferentes práticas, métodos e abordagens. Há práticas voltadas especialmente às posições e o físico, outras às meditações e o mental, outras com mais dificuldades que algumas abordagens. O que, para ele, é super saudável. Assim, é possível se aproximar de cada vertente e identificar o método mais adequado para cada pessoa.  Os benefícios são múltiplos:

“No âmbito físico, via exercícios de integração neuromuscular (Ásanas), são estimulados os órgãos internos e a digestão, as vísceras e os intestinos, melhorando os processos de eliminação de impurezas e resíduos do organismo. Os músculos e as articulações são igualmente beneficiados, aumentando sua estabilidade, tônus e mobilidade, e ainda atuam de maneira profunda nos sistemas nervoso e glandular.

Observa-se uma melhoria considerável no que diz respeito ao gerenciamento emocional e aumento da autoestima, fruto dos exercícios de integração neurorespiratória (Pranayamas), que geram o equilíbrio em todo o corpo.

Essas práticas, feitas regularmente, produzem bem-estar físico, mental e emocional, que são percebidos pelo praticante na forma de leveza, calma e harmonia. Revelam todo o potencial humano, a nossa mais pura essência, e com ela, toda beleza da vida”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indicações e cuidados

Apesar de todos os benefícios para a saúde, o nosso corpo e mente, alguns cuidados são necessários para aproveitar o Yoga da melhor forma. É importante antes da prática, orienta Edi, uma avaliação sobre a coluna vertebral, “verificando se há a presença de hérnias, protusões ou qualquer outra instabilidade. Também há um maior cuidado nos casos de pressão alta e baixa, possíveis quadros de doenças crônicas e a adequação tanto física como emocional.

Por isso, a principal indicação é buscar sempre a orientação profissional, para que cada técnica seja adaptada para a condição pessoal do praticante. Com acompanhamento, a prática física regular é indicada mas sem exageros, como em uma média de três vezes por semana. Já a prática da meditação devem ser diárias para ampliar os efeitos produzidos pelos exercícios.

Uma vez seguindo as orientações, cuidando da alimentação, da predisposição mental e também física, os benefícios do Yoga são acessíveis a todos. Dentre os principais, o professor destaca “a administração emocional, uma maior aceitação de si mesmo e a compreensão do seu potencial realizador interno”. Os benefícios da prática regular também inclui “o aumento significativo da vitalidade, melhoria na qualidade do sono e atenção.”

Pratique!

O Yoga entrou na vida de Edi há 23 anos e não saiu mais. Hoje, ele compartilha essa experiência e amplifica o alcance dessa mensagem. Para quem chega, o professor reforça que procurem uma prática que se adapte à sua condição do momento, usando sempre o bom senso.

Na Escola de Movimento Avançado RoverTraining, na zona oeste do Rio de Janeiro, organiza encontros mensais no formato de aulas estendidas, os aulões. Para conhecer o espaço, a prática, e a abordagem de Edi, entre em contato por meio do Instagram Oficial da RT.  

O Yoga é a capacidade de estar voltado para o momento em que se vive, nos livros isso é descrito como presente. Essa capacidade traz calma e presença para todas as situações de vida, incluindo aquelas de que não gostamos (risos). Este, é sem dúvida, na minha humilde opinião, o maior legado da prática.

Colaboração: Edi Lisboa – RoverTraining

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux