Heisenberg – A teoria da incerteza

Heinsenberg teoria da incerteza

O encontro aleatório entre duas pessoas, de 70 e 40 anos, é a premissa para a peça Heisenberg – A teoria da incerteza, que até o dia 26 de agosto levará para o palco do Teatro Poeira, em Botafogo (Rio de Janeiro), diálogos que mesclam o tédio e a solidão com princípios da física quântica.

O texto original é assinado pelo inglês Simon Stephens, premiado no Tony Awards, um dos principais reconhecimentos ao teatro do mundo. Já a direção tem como responsável Guilherme Piva tradução e adaptação ficou por conta da atriz Solange Badim, que faleceu em setembro passado vítima de câncer. Nos papéis principais, Bárbara Paz retorna ao palco após temporada com “Gata em Telhado de Zinco Quente” e contracena com Everaldo Pontes.

Imagem: Divulgação/Nana Moraes

O princípio da incerteza

A história baseia-se no Princípio da Incerteza, postulado em 1927 pelo físico alemão Werner Heisenberg. O estudo busca designar o estado de um elétron, considerando impossível saber a posição exata que um elétron ocupa na eletrosfera de um átomo. Segundo a teoria, quanto menor a incerteza sobre a posição de uma partícula, maior a incerteza de seu momento linear. Dessa forma, é possível medir a posição ou a velocidade das partículas subatômicas, mas nunca ambas ao mesmo tempo.

No texto de Stephens, Bárbara Paz e Everaldo pontes contracenam o encontro entre duas pessoas que também se encontram em constante oposição. Personalidades, experiências, e realidades muito particulares. No reconhecimento de suas próprias solidões, porém, encontram um ponto em comum: a chance de dar um novo significado às suas existências e um rumo para suas vidas.

Imagem: Divulgação/Nana Moraes

Serviço

Heisenberg – A teoria da incerteza

Quando: 13 de julho a 26 de agosto
Onde: Teatro Poeira
Rua São João Batista, 104. Botafogo – Rio de Janeiro
Horários: Quinta a sábado às 21h Domingo às 19h
Ingressos: Compre aqui

 

 

ÁRVORE DE FUXICO - REDE ASTA

ÁRVORE DE FUXICO – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux