Curiosidades sobre a história da moda

História da moda

Engana-se quem pensa que a moda é só algo que nos faz “gastar dinheiro”. A moda e seu surgimento ao longo da história diz muito sobre nossa cultura, nossas heranças artísticas e traz consigo toda uma história de revolução e até mesmo posição política. Até hoje, as roupas que as pessoas usam querem dizer algo sobre elas, seja culturalmente ou socialmente. Por isso que a história da moda é um assunto tão interessante e que tem muitas coisas legais a nos ensinar. Vem saber mais!

Antes de mais nada é preciso entender que toda e qualquer forma de arte na sociedade é um reflexo do que somos e daquilo que queremos expressar para o mundo. Com a moda não seria diferente e cada peça de roupa carrega um contexto que pode ter a ver com uma simples questão de praticidade até algo mais profundo com uma forma de protesto.

A seguir, selecionamos algumas curiosidades sobre a história da moda para você mudar um pouco a visão sobre o que você usa por aí.

Algumas curiosidades da história da moda

Jeans

Em 1847, o alemão Levi Strauss chegou aos Estados Unidos levando um tecido grosso e escuro, perfeito para fazer tendas. Logo descobriu que os garimpeiros precisavam de uma roupa resistente, capaz de encarar montanhas, lama e terra batida. Strauss pegou seu tecido e fez uma “peça” diferente, usando como molde a calça de um marinheiro.

Três anos depois, em 1850, nasceu o primeiro jeans.

O surgimento do biquíni

Em Junho de 1946, os Estados Unidos inauguraram os testes nucleares em tempo de paz, ao lançar uma bomba atômica sobre o Atol de Bikini, no Pacífico.

Os preparativos para a explosão despertaram grande interesse em toda parte. Por esse motivo, o estilista francês Louis Réard aproveitou o nome do Atol de Bikini para batizar sua mais recente e ousada criação: um escassíssimo maiô de duas peças, tão ousada que as modelos profissionais se recusaram a vestir a novidade para a apresentação.

Xadrez Burberry

A estampa xadrez que todos amam e que é uma das mais famosas do mundo foi criada em 1924, por Thomas Burberry, com o intuito de proteger os soldados da primeira Guerra Mundial do clima frio e chuvoso da Inglaterra. Ele era usado como forro para capas de chuvas. Hoje, a padronagem é patenteada pela marca inglesa.

Blazers

Os cortes característicos no centro ou nas laterais dos blazers serviam para a passagem da espada, enquanto os homens cavalgavam durante a guerra. Dessa forma, eles conseguiam retirar a espada da bainha da calça sem cortar o blazer.

Bermudas

A bermuda recebeu este nome porque ela surgiu nas ilhas Bermudas entre os anos 30 e 40 como forma de driblar as leis locais, que impediam as mulheres de mostrar as pernas.

 

Cada item do seu armário vem de anos de descobertas, vivências e conquistas. Vestir-se é uma forma de se expressar no dia a dia e pode dizer muito sobre você. Lembre-se disso! 😉

 

Bolsa Vice Versa Xadrez - Rede Asta

Bolsa Vice Versa Xadrez – Rede Asta

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux