Holambra, a Cidade das Flores

No interior de São Paulo, Holambra é conhecida como a Cidade das Flores. O pequeno município tem pouco mais de 11 mil habitantes, fica há 120km da capital e se estruturou enquanto cidade no lugar onde era uma fazenda e colônia holandesa. Seu nome, inclusive, é a junção de Holanda, América e Brasil, e além da influência européia Holambra é conhecida por organizar a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora.

Imagem: Arjen van Reeven/Wikipedia

As belezas de Holambra

A ligação de Holambra com o cultivo de flores vem desde sua fundação enquanto colônia, quando famílias católicas holandesas chegaram ao país após a Segunda Guerra Mundial. Se instalaram na Fazenda Ribeirão e ali começaram a produção de leite e mais tarde de flores. Hoje a cidade é o maior exportador de flores da América Latina sendo essa a sua principal economia.

Como forma de valorizar a cultura de seu país de origem e estimular o comércio local, surge em 1981 a primeira edição da Expoflora, antes mesmo da emancipação de Holambra, distrito de Campinas até 1991. A exposição, também conhecida como Festa das Flores da Holanda Brasileira atrai aproximadamente 300.000 turistas ao ano, sempre no mês de setembro, e envolve toda a comunidade local. Além dos produtores de flores, artesãos, músicos e cozinheiros se reúnem na grande celebração. Para quem nunca esteve na cidade e queira conhecer um pouco da cultura holandesa, visitá-la na época da Expoflora é o mais indicado.

Além das fazendas, a arquitetura do município é admirável, assim como o roteiro gastronômico que encanta os visitantes. No portal da cidade, logo na entrada, ou no Moinho Povos Unidos (um ponto turístico em destaque) é possível retirar um folder com indicação dos estabelecimentos que compõem esse roteiro gastronômico oficial.

O Museu Histórico e Cultural, na Rua Charles Hogenboon, também é parada obrigatória para vivenciar essa cultura mais de perto e conhecer toda sua trajetória em detalhes, com acervo de máquinas e mais de 2 mil fotos.

Para os que visitarão o recinto a casal, o Deck do Amor, na Praça Vitória Régia, garante tranquilidade, beleza e todo o romantismo que a Cidade das Flores pode proporcionar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para chegar a Holambra de transporte público, o trajeto mais indicado é via município de Campinas. Ao lado da rodoviária da cidade, o Terminal Ramos de Azevedo, fica o Terminal Metropolitano Urbano Prefeito Magalhães. Ambos os terminais são ligados por uma passarela. Do terminal metropolitano partem ônibus para o centro de Holambra, a linha 693 – Artur Nogueira (CDHU).

 

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux