Ho’oponopono: conceito e prática

conceito

A meditação e a busca pelo nosso próprio “eixo” são práticas que garantem a cura interior, por isso acredito fortemente que essa é a forma mais pura e eficaz de tratarmos problemas diversos. Os métodos são os mais variados, pois é possível encontrar-se por completo através de diversos caminhos. Hoje, gostaria de falar um pouco sobre o conceito do sistema havaiano Ho’oponopono e sua capacidade de redirecionar nossos pensamentos para a inspiração, tirando o foco em problemas.

Ho’oponopono, conceito e prática de meditação

Em Havaiano, Ho’o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Sabe quando somos crianças e ainda não sofremos as interferências do mundo ao nosso redor e o mundo parece tão cheio de possibilidades? Somos mais criativos, mais intuitivos, mais inspirados e mais leves. Os problemas não pesam ainda em nossa consciência e não ocupam espaço. Após esta etapa da vida, não tem jeito, vamos enchendo nossa “caixinha” com muito conteúdo, até que chegamos em um ponto onde só conseguimos prestar atenção nas coisas mal resolvidas.

A questão é que, na maioria das vezes, lidamos com um problema buscando sempre alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas e o ciclo que se cria é muito nocivo para todo mundo. Voltar-se para o nosso próprio eu e encontrar uma maneira melhor de resolver aquilo sem depender dos fatores externos é um desafio que gera bons resultados e principalmente, paz.

Segundo Ihaleakala Hew Len, Ph.D., formado em psicologia pela Universidade de Iowa, “O processo Ho’oponopono só precisa de uma pessoa: a paz começa comigo. E com ninguém mais. Todos querem estar em sintonia consigo mesmo e só quando conseguirem poderão cumprir seu destino”. O sistema havaiano prioriza este retorno ao “orgânico”, ao que estava lá antes de tanto acúmulo de influências externas e, com isso, pratica uma nova forma de enxergar tudo e sentir-se melhor.

Através desse sistema é possível livrar-se das recordações que martelam repetidamente na cabeça (como aquela conversa mental com você mesma, que insiste em ficar após um momento de estresse). Perdemos tempo com coisas que só acumulam mais carga negativa e não resolvem nada, por isso saber direcionar os pensamentos é a chave para se ter paz.

Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus/Divindade que limpe e purifique a origem das recordações e assim, você neutraliza a energia associada à determinada pessoa, lugar ou coisa. Para realizar o processo, é preciso que no momento em que você nota dentro de si algum incômodo em relação à algo ou alguém, inicie o processo de limpeza, repetindo as quatro frases principais do Ho’oponopono:

“Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.”

Com os pensamentos livres das repetições, dos condicionamentos e das lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre e é ocupado aos poucos com pensamentos de inspiração e que vão te ajudar muito mais a resolver complicações. Pratique este exercício e busque a paz. Somos muito mais do que achamos que podemos ser! 😉

Caderno Tamanho Pequeno Autografado Por Gloria Pires

Caderno Tamanho Pequeno Autografado Por Gloria Pires

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux