Horta na Laje

Paraisópolis, uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo, tem muito mais a oferecer à sua população do que crimes e tragédias. É lá que funciona plenamente o projeto Horta na Laje, surgido do encontro da ong Stop Hunger com a Associação de Mulheres de Paraisópolis. Desde 2017 mais de 3 mil moradores já  foram capacitados.

A ideia é que, como as mulheres sempre são em maior números nas comunidades, seria mais eficiente ensiná-las a proporcionar uma alimentação de mais qualidade por menor preço e, inclusive, comercializar hortaliças em geral. Só que o sucesso foi tamanho que abriram as portas para oficinas de plantio abrangendo gêneros e idades variados, para moradores ou não. E não é preciso muito para aprender, pois são ensinadas técnicas de plantio dentro dos recipientes que estejam disponíveis em casa, trabalhando também o upcycling, ou seja: dando novos significados a antigos objetos. 

Fazer muito com pouco é o destaque da Horta na Laje e reflexo do povo de Paraisópolis. Assim nasceu o projeto Horta na Laje, responsável pela produção de alimentos saudáveis, de forma natural, ancestral e livre dos agrotóxicos na periferia, que já nota também a mudança no entorno, com suas lajes verdes. 

O projeto é resultado do esforço coletivo da própria comunidade, unindo também o Instituto Escola do Povo e a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Essa iniciativa é o melhor exemplo de moradores mudando a própria realidade, capacitando, proporcionando bem-estar, melhorando a auto-estima de sua população.

Não por acaso, o projeto foi premiado em Nova York pela organização Arborus, por promover os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e promover a igualdade de gênero. 

Além de transferir conhecimento, incentivar a alimentação orgânica e também a saúde, o Horta na Laje ainda possibilita que muitas famílias tenham uma nova forma de renda. E é assim que Paraisópolis merece notoriedade, compartilhando o que faz bem.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux