A influência indígena no artesanato brasileiro

A influência indígena no artesanato brasileiro

A arte tem uma conexão direta com a essência de cada um. Nela vemos refletido muito do cotidiano de cada indivíduo, ou mesmo de uma comunidade. É o caso do artesanato, fruto do trabalho de mãos que contam histórias e trazem em cada peça um pedaço da cultura de cada povo. Dentre os povos que influenciam no artesanato, especialmente na semana do Dia do índio, escolhemos falar um pouquinho sobre a presença indígena. A influência indígena no artesanato brasileiro é reflexo dos diversos acontecimentos diários e ritos cerimoniais que aconteceram ao longo dos anos, que foram deixando marcas e impressões que até hoje se fazem presentes.

Cada um dos objetos, pinturas e enfeites foram fabricados e introduzidos nas vidas indígenas conforme a necessidade do dia a dia, seja no momento da espiritualidade ou no próprio trabalho. Dessa forma, cada tribo tinha o seu estilo único e particular para ampliar a sua arte, tornando-a diferente das demais.

O artesanato brasileiro e a influência indígena

Em cada etnia, é possível destacar uma importante atribuição indígena, a arte com as plumas. É nela que podemos ver as mais belas e coloridas penas e plumas dos mais variados pássaros em peças como as tangas e os cocares ou em outro tipo de ornamento e vestuário.

Essa presença indígena também pode marcar presença no nosso dia a dia. Para atrair boas energias e adotar um pouco mais dessa filosofia indígena, podemos ver em diversas peças artesanais a referência às penas e plumas dos mais diferentes animais. Lindo!

Além disso, existem também os trabalhos na cestaria e na cerâmica, ambos produzidos pela grande maioria das tribos. Normalmente, os cestos são feitos a partir das folhas de palmeira e servem de recipientes para guardar muitos tipos de alimentos.

Esse trabalho trançado perdura até os dias de hoje. Bolsas, travessas, arranjos… são modelos que carregam em cada trança um pouco dessa marca cultural atemporal.

Até os instrumentos musicais têm influência indígena. usada como passatempo ou em rituais sagrados, os índios desenvolveram flautas e chocalhos. Extraídos da floresta, os instrumentos indígenas buscam reproduzir os sons da mata. A música indígena, inclusive, é uma das principais atividades culturais responsáveis pela socialização das tribos.

Alguns instrumentos musicais, como o chocalho da Rede Asta, resgatam um pouco a constituição artesanal dos instrumentos indígenas, reaproveitando materiais e criando objetos lindos e atemporais.

 

O povo indígena vive sempre em contato com a natureza, e os materiais que ele utiliza nas suas artes são os que ela mesma oferece. Essa é a maior lição que podemos aprender e buscar incorporar no nosso dia a dia: o respeito pela natureza por tudo o que ela tem a nos oferecer. Valorize o artesanato em sua cidade e toda a cultura e história que vem junto dele. É algo único, valioso e permanente. 😊

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux