Instituto Social UniDown

O Objetivo 8 da Agenda 2030, base dos debates promovidos pela Bemglô nesse mês de junho, pede pela promoção do “crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos“. A inclusão social é um desafio ainda a ser superado no Brasil, em diferentes áreas, e o Instituto UniDown é um dos projetos à frente das melhorias de condições de educação e trabalho para uma das parcelas da sociedade mais excluídas desses espaços: os portadores da Síndrome de Down. 

O Instituto Social UniDown nasceu em 2018, sob direção do advogado Márcio Berti e seu filho Tiago Berti, mas tem um embrião em um projeto anterior, o Instituto Chefs Especiais. Também idealizado por Márcio, o Chefs Especiais surgiu como um espaço de formação em Gastronomia para jovens com Síndrome de Down e que atua ainda hoje sob direção de Simone Lozano.

Chefs Especiais & UniDown

O Chefs Especiais nasceu do sonho de Márcio e Simone em contribuir para uma sociedade mais inclusiva, e o que começou como um projeto pessoal se tornou em um programa que atende cerca de 300 alunos fixos nos cursos de gastronomia, uma atividade que contribui para o desenvolvimento cognitivo, a interação e também para desmistificar a ideia de que pessoas com Síndrome de Down seriam incapazes de serem inseridas de forma ativa na sociedade.

O Instituto Social UniDown surgiu 12 anos depois como um desdobramento desse primeiro sonho. Para além da cozinha, oferecem cursos de camareira (o) em parceria com o Maksoud Plaza Hotel, massagem em parceria com a Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa (EBRAMEC), curso de Auxiliar de Cabeleireiro (Studio W), aulas de maquiagem (Payot Brasil), pintura, teatro, espanhol e curso de garçom; todos com certificação. 

Além disso, o Instituto ainda organiza mesas de debates e eventos abertos, encontro para pais trocarem suas experiências (Unipais) e atividades infantis em brinquedoteca para crianças de 3 a 9 anos, desenvolvendo suas capacidades motoras a partir da brincadeira. 

Outra iniciativa pioneira é o UniDown Café, onde os próprios alunos da instituição tem a possibilidade de trabalhar, principalmente dos cursos de garçom. A unidade fica na Praça Benedito Calixto, 162 , dentro da Galeri ComoAssim?, em Pinheiros. O funcionamento é de segunda à sábado, de 10h às 18h. 

Como participar

Todas as atividades do UniDown, seja curso ou evento, são gratuitas mediante inscrição. Para se atualizar sobre todas as oportunidades em aberto, não deixe de conferir no Site Oficial mas também nas redes sociais como Instagram e Facebook, onde novos anúncios são postados com mais antecipação e onde também é possível tirar dúvidas sobre cada atividade. Entre em contato também pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 94564-1028.

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux