Instituto Vida Livre+ ArtRio

instituto vida livre

Um instituto de “reabilitação e soltura de fauna silvestre com educação, cultura e cidadania”. Assim se define o Instituto Vida Livre e são essas as palavras que pautam sua história e atuação há três anos no Rio de Janeiro.

A missão do Instituto é devolver a liberdade de vida aos animais silvestres impactados pelos perigos urbanos e ampliar o conhecimento sobre a realidade da fauna brasileira. Um trabalho feito em parceria com instituições de pesquisa, de proteção, assim como museus, escolas e empresas. Em 2018, a mais recente parceria se faz com o ArtRio, Feira de Artes do Rio que inaugurou ontem, dia 27, sua oitava edição.

A história do Instituto Vida Livre

O Instituto Vida Livre inaugurou em 2015 como mais um fruto da paixão de seu fundador, Roched Seba, pelos animais. Seba é publicitário pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador na área de Gestão e Inovação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Coppe-UFRJ, com foco na relação homem-animal no contexto urbano. A partir dessa pesquisa, que se iniciou em 2011, o Instituto começou a tomar forma. Hoje, o Vida Livre é responsável pela maior Área de Soltura de Animais Silvestres do Rio de Janeiro, a ASAS Serra do Matogrosso, em Saquarema. Área na propriedade e em parceria com o cantor Ney Matogrosso.

Apesar da história recente, o Instituto já acumula grandes feitos e parcerias. Dentre elas, atua desde sua fundação como parceiro principal do Ibama-RJ na reabilitação e destinação de animais silvestres no estado, ativando ao Centro de Triagem outras instituições e pessoas para a causa. Outro grande feito ocorreu nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quando se tornou a primeira empresa contratada na história dos jogos para trabalhar no Manejo e Suporte de Fauna Silvestre. No ano anterior, ainda em 2015, atuou em parceria com a PUC-Rio, Universidade Anhanguera, Matéria Brasil, Coppe-UFRJ e Ibama-RJ no desenvolvimento de um implante de prótese 3D para o bico de um tucano mutilado. Um feito possível a partir do esforço de tantas instituições.

Das parcerias também surgiram outras duas Áreas de Soltura de Animais Silvestres, as ASAS. Em Paraíba do Sul está a ASAS Membeca, em parceria com os atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso e atuação desde novembro de 2017. Desde janeiro de 2018 o Vida Livre também coordena a ASAS Reserva do Guará, em Guaratiba, em parceria com a empresária Brenda Valansi. Em parceria com esta última também surgiu a oportunidade de levar o projeto para a Feira de Arte Internacional do Rio de Janeiro.

Vida Livre na ArtRio

A ArtRio é reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina e em 2018 comemora a sua oitava edição, firmando o espaço para a intersecção entre grandes artistas e aqueles que começam a dar os seus primeiros passos na arte. Com oito programas, a Feira reúne galerias já estabelecidas no circuito internacional de arte, galerias jovens com projetos concebidos especialmente para a Feira, projetos expositivos especiais, obras de videoarte e música, área dedicada ao Design e também às palavras. Em meio a tanta diversidade de ideias e criações, a edição 2018 da ArtRio também leva o Instituto Vida livre para este ambiente, levando a pauta da “educação, cultura e cidadania” aliada à fauna silvestre para novos públicos.

Brenda Valansi, parceira do instituto na ASAS Reserva do Guará, é também uma das criadoras da ArtRio. Durante o evento, o Vida Livre terá um espaço para dialogar sobre a causa ambiental e vender obras de arte, todas doadas para que a renda obtida seja destinada à sede do Instituto. Laura Lima é a artista plástica responsável pela curadoria do espaço, além de parceira do Instituto na criação dos novos recintos de soltura e demais estudos.

A ArtRio começou ontem, quinta-feira dia 27 de setembro, e segue até o próximo domingo dia 30. Clique aqui para acessar o site do evento e conferir a programação. Acompanhe também o Instituto Vida Livre no Instagram e no Facebook.

 

 

BOLSA CORDEL - REDE ASTA

BOLSA CORDEL – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux