Leve flores para dentro de casa

flores

Enfim ela está chegando. Estamos a três dias da primavera e as flores já começam a aparecer no jardim e colorir a nossa casa.

Depois do tempo seco do inverno, a primavera vem para renovar a vida do solo cada vez mais fértil e pronto para gerar os frutos no verão. A Natureza é tão perfeita que as flores brotam nessa época para atrair os polinizadores, como a abelha. É um festival de cores e dos aromas.

Há alguns anos tivemos aqui na Bemglô a colaboração da florista Helena Lunardelli em uma série de textos sobre os usos e encantos das flores. Num dos textos ela nos pergunta: “Já reparou na diferença de chegar em casa após um longo dia de trabalho e ter flores na sala? É como se elas te recebessem com um sorriso”. Essa também é a sensação que eu tenho. De que as flores conversam com a gente e mudam o clima de todo um ambiente.

A cromoterapia diz que essa sensação de alegria e bem-estar são causadas pelas cores. Já para a fitoterapia, são as propriedades medicinais das plantas que nos equilibram, e pelo viés da aromaterapia, a reação química do nosso cérebro aos aromas pode ser a responsável por tantos benefícios. O desabrochar de uma flor, também, é um acontecimento especial que libera em nosso corpo a dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer. As flores também, como símbolo de presente e afeto, nos trazem felicidade por estimular a oxitocina, químico que gera o sentimento do apego, da confiança e do amor.

O bom da primavera é podermos juntar esses benefícios todos e levar para dentro de nossas casas. Flores com bons aromas nos ambientes de convívio (Camélia, Gardênia e Dama-da-Noite estão entre as mais aromáticas!), as mais coloridas nas áreas de recepção e festa (Que tal Girassol e Rosas vermelhas?); e aquelas que podem ser usadas para chás (falei sobre chás com flores aqui) e receitas (aprenda algumas) mais próximas da cozinha. Que tal? Confira abaixo algumas que mais florescem na Primavera:

Flores da Primavera

Frésias

Nessa migração entre inverno e primavera é quando nascem as Frésias, flores delicadas da África do Sul, multi-coloridas, em tons de branco , azul, rosa e amarelo. Elas exigem poucos cuidados e são bem aromáticas, perfeitas para a decoração.

Jasmim

Essa é uma flor extremamente delicada e romântica como as rosas, tão populares. Assim como as Frésias, elas nascem um pouco antes da Primavera, mas se mantém constante por toda a estação. Ele tem desde sua origem na China e o Jasmim sempre foi associada ao descanso e alívio de tensões. Perfeitas para ressaltar a harmonia do lar.

Gérberas

Primas do Girassol e da Margarida, as Gérberas são flores grandes e coloridas muito populares na Primavera. Quando se pergunta sobre flores para essa época do ano, elas estão no topo da lista. O bom é que elas são altamente adaptáveis a todo tipo de solo e florescem ao longo de todo o ano, com cores vivas e variadas: branco, rosa-nude, fúcsia, amarela, tangerina e vermelha.

Orquídeas

Elas florescem no ápice da primavera e do verão, e podem ser brancas, amarelas, fúcsia, roxas ou completamente mescladas. Gostam do calor úmido, porém, nada de exposição direta ao sol.

Primavera do Brasil

Tem coisa mais bonita que uma flor cujo nome é Primavera? E essa é do Brasil, pois tem sua origem lá no nordeste. Desde o outono já encontramos com ela pelas ruas. Não é preciso um cuidado muito especial, não necessitam muita água e o que elas gostam mesmo é de Sol.

 

Nesse nosso país de flora tão rica, essas são as opções mais populares, mas a primavera nos proporciona uma infinidade de cores deslumbrantes. Me conte, aí nos comentários, qual sua flor preferida ou alguma curiosidade sobre flores.

Um beijo e até a próxima quarta!

 

 

 

CAPA DE ALMOFADA TEAR FLORAL - REDE ASTA

CAPA DE ALMOFADA TEAR FLORAL – REDE ASTA

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux