Combata o mau humor se alimentando bem!

Mau humor

A rotina de condutas e atitudes que temos na vida nos moldam e nos fazem o que somos por inteiro. Um ditado antigo diz: “O hábito faz o monge”. Levar a vida com bom humor e sorrindo mais faz com que nosso corpo corresponda positivamente às adversidades diárias. Mas como fazer para driblar aquela nuvem que só percebemos quando já estamos tomados pelo mau humor? O melhor remédio é a comida. Combata o mau humor se alimentando bem!

Pessoas com baixos níveis de serotonina são propensas à problemas intestinais, depressão, má coagulação, entre outras questões. A serotonina é fabricada no cérebro e nos intestinos, por um aminoácido chamado triptofano e seu nível diminui ao final da tarde, trazendo a sensação de desgaste, mau humor ou dor de cabeça.

Já notou como a vontade de pães e doces aumenta nesse período? Os carboidratos são a base da formação da serotonina e é importante buscar alimentos ricos em cofatores e triptofano, para que a sensação de bem-estar seja duradoura.

7 alimentos para sorrir e acabar com o mau humor

Confira abaixo 7 alimentos para sorrir que são ricos em triptofano. Esse é o aminoácido mais importante na produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, chamada serotonina, que falamos na semana passada. Assim, os processos cíclicos do corpo são regulados, contribuindo para o bem-estar e a felicidade.

Grão de bico

Rico em triptofano. Cozido e sem casca, feito em saladas, sopas e refogados com legumes.

Banana

Rica em triptofano e vitamina B-6. É uma fonte de carboidrato que é base para a formação da serotonina.

Aveia

Fonte de carboidrato “bom”, o cereal é rico em triptofano e beta glucanas – fibras solúveis que ajudam no equilíbrio intestinal. Sabemos que o humor tem forte relação com os intestinos, então para combater o mau humor, aposte na aveia. Ela é usada crua em sucos e sobre frutas, ou cozida em preparações como pães, sopas e bolos.

Folhas verdes escuras

Ricas em ácido fólico. Espinafre, alface escura, rúcula, agrião, couve e brócolis.

Arroz integral

Rico em zinco, complexo B e vitaminas. Também é fonte de carboidratos, complexos que mantém o humor estável por mais tempo.

Alimentos cítricos

A vitamina C das frutas cítricas, e de outras como goiaba e caqui, combate os efeitos nocivos do estresse em nossas células. Ajuda na proteção dos neurônios que sofrem com os efeitos negativos do estresse a longo -prazo.

Sementes

Ricas em minerais como zinco, magnésio e selênio que agem como antioxidantes e percussores da síntese da serotonina. São ricas em fibras e auxiliam o trânsito intestinal.

 

Quando sorri, você libera serotonina e endorfina, melhorando o metabolismo, reforçando o sistema imunológico, combatendo a hipertensão e mantendo o coração mais saudável. Isso porque o ato de rir gera mais oxigênio, além de um relaxamento natural do corpo, queimando de 10 a 40 calorias em um intervalo de 15 minutos de boas risadas.

Por isso, segundo o psicólogo da USP Ricardo de Freitas Domingos, a pessoa bem-humorada tem menos eventos aversivos, como por exemplo o stress e a ansiedade.

O riso é agente regenerador tão importante que existem diversas ONGS e instituições que se dedicam a espalhar o riso e o bom humor para pacientes enfermos, que muitas vezes vivem suas vidas em hospitais onde são tratados de doenças graves.

Inclua estes alimentos em sua dieta diária e seja feliz! Sorria, sorria, sorria!

Até a próxima semana!

Beijos,

 

 

 

 

Livro O homem, a Mulher e o Tempo

Livro O homem, a Mulher e o Tempo

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux