Medicina Veterinária Integrativa

Veterinária Integrativa

Ultimamente todos nós estamos começando a analisar e questionar nossos hábitos, sejam de consumo, alimentação ou práticas do dia a dia. Já descobrimos, por exemplo, os perigos dos agrotóxicos e dos produtos químicos que estão presentes em nossa alimentação, além de como podemos afastar isso de nós. Mas e os nossos bichinhos? Tudo aquilo que eles comem também deve ser observado e, assim como nós, eles também precisam de uma alimentação e uma qualidade de vida saudável. Par ajudar nisso, a medicina veterinária integrativa se propõe a cuidar dos nossos animais de estimação, combinando o melhor da medicina convencional e terapias complementares e alternativas.

Este tipo de prática veterinária se pauta no tratamento do animal como um todo, e cada animal como um indivíduo, além da parceria entre o tutor e o veterinário. A veterinária integrativa busca usar de todas as opções terapêuticas adequadas para alcançar o bem estar ideal dos animais de estimação, garantindo que vivam por mais tempo, de maneira mais saudável e mais felizes.

Uma das resoluções da veterinária integrativa que buscam a melhoria da saúde dos animais de estimação consiste na busca por uma alimentação de qualidade e sem o uso de produtos químicos. Isto porque, assim como muitos alimentos que vemos nos supermercados, as rações dos animais contêm diversos aditivos químicos como acidulantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, palatabilizantes, etc. Esses produtos interferem com a integridade dos alimentos e são usados, basicamente, para aumentar o tempo de prateleira dos produtos.

Veterinária Integrativa e a alimentação dos animais

A Diretora da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Integrativa (ABMVI) Ana Catarina Valle afirma: “é bem mais fácil, prático e rápido abrir uma embalagem e colocar no pote para servir, mas lembre-se que não está nem perto de ser o melhor para o seu companheiro.”

Médica Veterinária na Clínica Veterinária NaturalPet, Ana completa: “Alguns me perguntam se a alimentação natural é mais trabalhosa e eu respondo que, de certa forma, sim, mas nem tanto como se imagina! Mas você terá a certeza de que é mais gostoso, na maioria dos casos mais barata ou quase o mesmo preço e mais prazeroso de ver e saber que o seu pet está bem alimentado, bem nutrido.” Inclusive, a clínica em que atende ainda oferece outros serviços como homeopatia, fitoterapia, acupuntura e diversas terapias holísticas para cuidar dos animais de estimação com qualidade, carinho e muita dedicação.

Essa prática da veterinária integrativa busca reconectar os nossos animais com a sua essência, dando a eles alimentos parecidos com os que eles eram acostumados a comer quando eram soltos na natureza. Com uma alimentação natural e balanceada, nutrimos o organismo dos nossos pets da melhor forma, e o mais interessante é que não estaremos intoxicando o corpinho deles com todas as toxinas necessárias para a produção e conservação das rações.

Apesar de ser um estilo de alimentação muito benéfico para os bichinhos, devemos ter uma atenção redobrada com os alimentos que vão ser oferecidos a eles. Portanto, como afirma a Dra. Ana Catarina: “você deve procurar um profissional habilitado para a prescrição da sua dieta e deve haver um acompanhamento, com a modificação dos alimentos quando necessário, além do monitoramento do peso, bem como a realização de exames periódicos. Dessa maneira, será difícil você ser pego de surpresa com alguma doença inesperada, pois está oferecendo uma alimentação de boa qualidade com um acompanhamento frequente do seu veterinário. Pense nisso!”.

 

 

Colaboração: Ana Catarina Valle 

Doutoranda em Ciências Genômicas & Biotecnologia Mestrado em Ciência Animal; Pós-graduação em Homeopatia & Acupuntura Veterinária; Diretora da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Integrativa – ABMVI; Diretora do Instituto Dr. Izao Soares – IDIS Medicina Integrativa; Responsável pelo Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento do Laboratório Injectcenter e Médica Veterinária Integrativa na Clínica Veterinária NaturalPet

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux