Mostra “Otto Stupakoff: beleza e inquietude”

mostra

Nos próximos meses, você poderá conferir a mostra do fotógrafo paulistano Otto Stupakoff “Beleza e inquietude”, no Instituto Moreira Salles. Com curadoria de Bob Wolfenson e Sergio Burgi, a exposição reúne cerca de 300 fotografias, além de publicações e vídeos que apresentam suas produções criadas entre 1955 e 2005.

A mostra e o fotógrafo

Stupakoff foi um dos fotógrafos brasileiros de maior projeção internacional, tendo produzido ensaios de moda e retratos de celebridades internacionais para revistas como Harper’s Bazaar, Life, Esquire, Glamour, Look e Vogue. Dividida em quatro grandes temas, a exposição promete ser um sucesso! Os temas são:
– os anos de formação do fotógrafo e primeiros trabalhos nos anos 1950
– os anos de 1960 a 1970 e sua colaboração com as principais revistas de moda do mundo, como a Harper’s Bazaar e a Vogue francesa, além de retratos de personalidades como Jack Nicholson e Truman Capote;
– sua série de nus;
– uma sala dedicada às viagens que fez.
O paulistano, que sempre se interessou pela fotografia, ganhou uma câmera do pai, aos oito anos de idade, e nunca mais largou esta atividade. Aos 15 anos, morando em Porto Alegre, realizou o curta-metragem Missão. Dois anos mais tarde, em 1953, embarcou para os Estados Unidos pela primeira vez, para estudar fotografia na Art Center School, em Los Angeles (atual ArtCenter College of Design). Em 1955, voltou ao Brasil, onde abriu seu primeiro estúdio em Porto Alegre e um ano depois iniciou sua carreira no Rio. Entre as décadas de 50 e 60, fez seu primeiro ensaio de moda do país e mostrou ao que veio por aqui. No período que viveu em São Paulo, entre 1958 e 1964, Stupakoff estabeleceu também um forte vínculo com o circuito de artes e as vanguardas, em particular com o movimento Realismo Mágico.
Após um tempo, mudou-se para Nova York, permanecendo até 1972 e indo em seguida para Paris. Casou-se com Margaretta Ingrid Arvidsson, miss Suécia e miss Universo em 1966, com quem teve dois filhos. Quando retornou ao Brasil, em 1976, tornou-se colaborador da revista Vogue, mas logo retornou à Nova York por causa da pouca oferta de trabalho do Brasil. Sua última mudança foi em 2005, quando voltou definitivamente para São Paulo.
Aproveite para conhecer a mostra e encante-se com as obras incríveis desse artista! A mostra fica em cartaz de terça a domingo até o dia 30 de abril de 2017.

Fotografia Conchas de Emmanuelle Bernard

Fotografia Conchas de Emmanuelle Bernard

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux