Música: Poderoso laço que nos une

música

Desde sempre, os efeitos benéficos da boa música são bem conhecidos. Quando o homem pré-histórico dominou as ferramentas básicas para sua sobrevivência, desenvolveu a música para trazer o lúdico, treinar nossas mentes e expandir nossas experiências em grupo e desenvolveu extraordinários sistemas musicais destinados a vitalizar e a harmonizar todos os aspectos da natureza humana. Ela nos fala em um idioma próprio, que nos liga a outras pessoas, por isso faz parte de todas as culturas da humanidade, seja para seus ritos religiosos ou as comemorações em geral.

E ela ainda atua em nossa circulação sanguínea, respiração, na digestão e em nosso humor. Incrível, não?

Música: transformadora de vidas

A música fala com todos, nos une, fala de nós e nossas histórias. Ela também cura! Os laços criados através dela podem transformar nossas vidas, já que está comprovado que ouvir uma boa música estimula a produção e a liberação de dopamina, melhorando as funções cognitivas e psíquicas, e a ocitocina, mais conhecida como “Hormônio do Afago”, responsável pelo sentimento de grupo e fortalecedor dos laços afetivos.

Bebês prematuros expostos à boas músicas lidam melhor com a dor e desenvolvem o hábito alimentar, favorecendo o ganho de peso. Pesquisas constantes nos mostram que os que aprendem música têm mais quantidade de massa branca no cérebro, responsável pela sinapse, essencial para um cérebro sempre jovem. Por isso, ela é um importante instrumento de reabilitação cognitiva para quem sofreu lesão cerebral, ou enfrenta as consequências de alguma doença neuro-degenerativa.

Ouvir suas músicas preferidas melhora o humor e aumenta o espírito colaborativo de pacientes, ajuda na recuperação da fala, e atua como coadjuvante na recuperação do equilíbrio motor.

Em crianças, age facilitando o aprendizado de maneira geral, e também atua na socialização, resgatando jovens para uma vida de maiores possibilidades, como é o caso do trabalho feito pela Fundação Bacarelli.

E também com pessoas hospitalizadas, como nos mostra esse apaixonado namorado que homenageia sua amada, levando música à hospitais e asilos.

Música clássica, samba ou sertanejo? Tanto faz, desde que a escolhida seja agradável aos ouvidos de quem a escuta.

Beijos,

 

 

 

 

 

 

Capa Almofada Ame Mais

Capa Almofada Ame Mais

Comprar

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux