Música que transforma vidas

música

A música é uma incrível ferramenta de transformação. Ela une pessoas de diferentes personalidades e culturas, despertando as mais variadas emoções e sorrisos. Oscar Wilde disse que: “a arte da música é a que mais se aproxima das lágrimas e das recordações”. Por isso mesmo, ela é uma forte expressão cultural, carregando em si toda a história de um povo. Tanto que não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais em sua cultura. Por isso, no Dia da Música, resolvemos falar de alguns projetos sociais que utilizam essa potente ferramenta para transformar vidas!

Projeto Samba Para todos

Localizada em São Paulo, a instituição Casa de David, que trabalha abrigando pessoas com deficiência intelectual, física e com autismo realiza o projeto Samba Para Todos. O projeto proporciona aulas de instrumentos de percussão de bateria de escola de samba para 45 assistidos com deficiência intelectual, física e com autismo, de todas as idades, buscando sua estimulação psicomotora; entretenimento; espírito de equipe; elevação da qualidade de vida através da música e elevação da autoestima. As aulas e ensaios acontecem aos sábados e são conduzidos por um Professor Maestro que, além do ensino dos instrumentos de percussão, propõe a musicalização através de uma metodologia diferenciada.

Grupo Cultural AfroReggae

O Grupo Cultural AfroReggae foi fundado em 1992, no Rio de Janeiro, e tem como objetivo reduzir as desigualdades sociais e combater o preconceito através da disseminação da arte e da cultura como instrumento de transformação social. Na área musical, o grupo oferece gratuitamente cursos de percussão, canto, guitarra, violão, bateria e de instrumentos de música clássica, como flauta, clarinete, violoncelo, violino, trombone e trompete. Além de oferecer um estúdio musical para aulas de produção musical e gravar artistas interessados. Você pode conferir todos os projetos e seus parceiros clicando aqui.

Música para Todos

Fundado em 1999, o projeto Música Para Todos atende prioritariamente crianças e adolescente de Teresina (PI) e de cidades vizinhas que cursam o ensino básico, mas também oferece cursos para jovens, adultos e idosos interessados. Com o objetivo de investir no potencial e na sensibilidade humana, o projeto oferece cursos de bateria, contrabaixo elétrico e acústico, flauta, percussão, teclado, violão popular e erudito, violino, violoncelo e viola. As atividades desenvolvidas na instituição ganham destaque no Programa Música Para Todos na TV, apresentado na TV Assembleia todos os sábados e domingos.

Projeto Guri

O Projeto Guri oferece cursos de iniciação musical, luteria (construção e manutenção de instrumentos musicais), canto coral, instrumentos de cordas, sopro, percussão e teclas para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos gratuitamente. São mais de 400 polos de ensino espalhados por todo o Estado de São Paulo, além de mais outros em unidades da Fundação CASA. O Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e, atualmente, tem 49 mil alunos atendidos por ano. Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral, ou de ambos os cursos, além da opção pelo curso de luteria. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

Existem ainda diversos outros projetos lindos, que incentivam o aprendizado e que, através da música, ajudam a tornar os nossos cidadãos mais sensíveis e conscientes. Tudo isso faz com que tenhamos vidas mais completas, felizes e saudáveis. Busque conhecer os projetos que estão mais perto de você e contribua com eles!

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux