Natu Contos: Árvores que contam histórias!

E se as árvores pudessem contar suas histórias? Foi com esse pensamento que Fernanda Coelho, fundadora da Natu Contos, começou uma missão mirabolante: criar uma plataforma interativa que mapeia árvores em parques brasileiros e proporciona uma experiência lúdica e literária sobre cada planta.

Ao instalar o aplicativo, o usuário tem acesso a um mapa. A partir daí, é uma caça ao tesouro e você deve caminhar até a árvore mais próxima de você. O prêmio é um conto animado com as histórias e curiosidades da espécie encontrada. Quem conta é a própria árvore, narrada por artistas brasileiros!

A ideia surgiu há cerca de 8 anos, quando Fernanda morava em Londres e vivenciou algo similar com um aplicativo de turismo. Ao ouvir a história de uma estátua contada por um amigo, pensou nas árvores. E ainda no Reino Unido começou a pesquisar a viabilidade do projeto, que começou a se desenvolver no ano seguinte quando ela voltou ao Brasil e mostrou a ideia a amigos.

Além da parceria desses amigos com programação, ilustração e design, quem também embarcou no projeto foi a SOS Mata Atlântica, uma Organização Não Governamental que desde 1986 atua diretamente com a preservação das florestas. Arthur D’araujo colaborou com a ilustração, Raquel Paoliello com design, e o botânico Antônio Campos Rocha com as fichas técnicas.

Entre as vozes de cada árvore estão Lenine, Mat’nalia, Fernanda Takai, Ney Matogrosso e Tiê, amiga de Fernanda e a primeira a participar. Com a pandemia, o acesso a parques e espaços públicos não é incentivado, mas, assim que possível, é possível experimentar baixando o aplicativo na app store

Durante este período de isolamento social, a ideia do projeto foi criar um podcast, já disponível no Spotify (ouça aqui!), “para trazer um pouco da Mata Atlântica para as pessoas mesmo dentro de casa“, como conta a própria Fernanda. 

Outro desafio retardado pela pandemia foi o lançamento da ferramenta para as plataformas Android. O projeto contou com um financiamento coletivo para a adaptação, inicialmente programada para o final do primeiro semestre e agora com lançamento previsto para outubro.

Além disso, para o futuro também estão nos planos conseguir investimento para expandir o aplicativo para mais estados, ampliando o mapeamento; transformar os contos em livro e também série, e firmar parcerias com escola para, através do aplicativo, promover atividades fora da sala de aula. 

Mais do que promover o contato com as áreas verdes urbanas e o conhecimento científico dessas árvores, a didática lúdica do projeto faz com que as crianças criem uma relação afetiva com essas personagens que podem ser encontradas nos parques; reconhecendo as personalidades e o quão fundamental é cada espécie para o nosso meio ambiente.

O mundo que não cultiva a educação nem a preservação do meio ambiente é um mundo fadado ao fim. A gente vai viver um futuro sem qualidade de vida, que é o que já tem se mostrado por aí. A pandemia veio muito para apresentar essa situação e dizer que a natureza está gritando e precisa ser escutada. Acho que esse projeto é uma ponte. E quem sabe, juntos, a gente pode contribuir para uma geração mais engajada na conscientização e preservação das nossas florestas.

Acesse todas as informações em detalhes no site oficial do projeto, ou siga o perfil no Instagram! Se você é usuário do IOS, baixe o aplicativo aqui. Mas enquanto permanece o isolamento social, vivencie a experiência do Natu Contos com o podcast!

 

Não existe comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux